quinta-feira, dezembro 5, 2024
HomeCidadeDerrubada de árvore rara na Aldeia causa corte de energia e provoca...

Derrubada de árvore rara na Aldeia causa corte de energia e provoca revolta

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Araucária foi derrubada sem cuidados necessários, destruiu a rede de energia e pôs em risco segurança de pedestres. Corte da espécie é proibida por lei (veja vídeo)

A derrubada de uma árvore rara na Aldeia de Barueri provocou o corte de energia em vários quarteirões do bairro e revolta da população por se tratar de uma espécie em extinção.

Um vídeo que circula na internet (veja abaixo) mostra o corte da árvore dentro de um terreno na rua Luiz Scott. Segundo informações preliminares, a derrubada está relacionada à construção de um condomínio de edifícios no bairro.

A ação foi realizada de forma apressada e sem seguir as normas para derrubada de árvores desse porte em áreas urbanas. Não foi feito o corte em partes, a partir do topo da árvore mas, ao contrário, ela foi cortada pela base, caindo sobre a rua ao lado. Também não houve o isolamento da área ao redor, como é exigido nessas circunstâncias. A copa da árvore caiu próximo de automóveis estacionados e sobre a calçada, colocando em risco a segurança de pedestres.

Na queda, foi atingida a rede de energia elétrica do bairro e o vídeo mostra a destruição da fiação e a explosão de um transformador. O ato provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica na região e no meio da tarde não havia previsão de volta à normalidade.

Além dos danos imediatos, a derrubada provocou revolta na internet por se tratar de uma árvore rara, em extinção, e que tem poucos exemplares na cidade. O corte da araucária nativa, caso do espécime da Aldeia, inclusive, é proibido por lei. Isso justificaria a ação precipitada para realização da derrubada. A Embrapa mantém programas de estímulo ao replantio da espécie para tentar salvá-la da extinção. O Barueri na Rede apura se alguma entidade ambiental autorizou a poda.

Veja o vídeo:

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!