Órgão determinou que profissionais da saúde estejam atentos a casos de pacientes com manchas pelo corpo e indica ênfase na vacinação
A Secretaria de Estado da Saúde (SES emitiu um alerta aos profissionais de saúde do estado para estarem atentos a casos de febre com manchas pelo corpo, pois podem representar indícios de sarampo. Se houver necessidade, devem ser adotadas medidas de controle para conter o avanço da doença no estado.
Em outubro, foram detectados dois casos importados do sarampo em pacientes na capital, uma mulher de 35 anos e um homem de 37, que viajaram recentemente para o exterior. A doença é altamente transmissível e pode ser transmitida pela tosse, fala, espirros ou pela saliva da pessoa infectada. Em casos graves, pode levar à morte. Para evitar a infecção, o ideal é se vacinar contra a doença.
Todas as pessoas com idades de 12 meses a 59 anos de idade têm indicação para serem vacinadas contra o sarampo, sendo que adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto devem iniciar ou completar o esquema vacinal.
Mais informações sobre o sarampo estão disponíveis no site https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/.