Num levantamento, Gil vence com folga. Em outro, Beto lidera na margem de erro. Ambos institutos respondem na Justiça por irregularidades em trabalhos anteriores
Duas pesquisas eleitorais publicadas sobre as eleições em Barueri nos últimos dias, ambas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram números tão diferentes que estão confundindo os eleitores mais do que esclarecendo.
O primeiro levantamento, realizado pelo instituto AR7, circulou no sábado, 21/9. Nele, considerando os votos válidos, Gil Arantes aparece com 63,1% das indicações dos eleitores, seguido de Roberto Piteri, com 28,4%, Fabião, com 6,0% e Sabrina Nabuco, com 2,5%. Esse resultado indicaria vitória de Gil no primeiro turno. A pesquisa ouviu 600 pessoas entre 18 e 21/9 e foi registrada no TSE sob o número 08612/2024 e realçaria uma tendência que vinha se repetindo em levantamentos anteriores.
O segundo estudo foi realizado pelo instituto Vox Brasil e foi distribuído na segunda-feira, 23/9. Considerando os votos válidos, o levantamento mostra Beto Piteri à frente de Gil Arantes dentro da margem de erro: 46,5% a 43,6%, o que provocaria um segundo turno entre ambos. Em seguida aparecem Fabião, com 5,3% e Sabrina Nabuco, com 4,6%. O trabalho foi registrado no TSE sob o número 05497/2024. Os pesquisadores consultaram 654 entrevistados nos dias 19 e 20/9. O resultado mostraria uma mudança nas tendências anteriores.
As duas pesquisas estão sendo divulgadas nas redes sociais por simpatizantes de Gil e Beto. Apesar da diferença de resultados, os dois institutos têm um ponto em comum: ambos respondem na Justiça a denúncias de irregularidades em trabalhos anteriores.
Então… Não devemos acreditar em nenhuma pesquisa, e aguardemos o resultado das urnas.
Só confio nas pesquisas da Ágora Pesquisa
Retirem as pesquisas e acessem o Google com o nome dos candidatos.