Barueriense que preside a Associação de Guardas Municipais do Brasil pretende implantar projeto piloto em Barueri e depois levá-lo para todo o país
O prefeito Rubens Furlan e Reinaldo Monteiro, presidente da Associação de Guardas Municipais do Brasil (AGM Brasil), decidiram se unir para defesa da criação do Projeto Nacional de Segurança Básica. A decisão foi tomada na terça-feira, 9/5, em reunião realizada no gabinete de Furlan.
Reinaldo é um dos formuladores do projeto e tem percorrido o Brasil defendendo a proposta. No fim do ano passado, a ideia chegou ao grupo que estruturava as equipes do governo de transição após a vitória de Lula e ele foi convidado a participar do time de Flavio Dino, que acabou se tornando ministro da Justiça e da Segurança Pública.
O plano propõe a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) a partir da atuação das guardas municipais e de ações preventivas e educativas da população. No encontro entre Furlan e Reinaldo foi discutida a proposta de implantar um projeto piloto em Barueri e, a partir daí, replicar o modelo para o país. “O plano é suprapartidário e tem abrangência nacional”, explica Reinaldo.
Ele faz parte da Guarda Municipal de Barueri desde 2004 e nos últimos anos tornou-se estudioso do tema e liderança nacional da categoria. Foi candidato a prefeito em 2020, como parte da oposição, e a deputado federal em 2022, defendendo a bandeira da segurança básica.
Hoje, não tem planos de disputar nenhum cargo público na eleição do ano que vem. “Todo nosso esforço está voltado para a materialização do projeto, e isso certamente vai exigir exclusividade pelos próximos tempos”, explica.
No entanto, em razão da nova parceira com Rubens Furlan, afirma que vai apoiar a candidatura de Roberto Piteri. “Será a forma de dar continuidade ao trabalho que estamos começando agora.”
Na mesma reunião, Reinaldo citou a importância da reforma do plano de carreira da Guarda Municipal, uma reinvindicação antiga da categoria. De acordo com ele, Furlan irá trabalhar para a devida atualização o mais breve possível.
Gostaria de saber das nossas autoridades que administram o dinheiro do contribuinte como fica o salário dos servidores do município que tem uma base de 1510 reais, sendo que o minímo instituido no estado é de 1550 reais !! Aliás, se olharmos o valor de 1510 reais pagos pela prefeitura esta menor que o mínimo !! Que alguém se manifeste e explique esse enígma da flor vermelha que encanta !!