Maiores partidos da cidade devem apoiar Bruna Furlan e pretendem candidato próprio para deputado estadual
A campanha eleitoral de 2018 começou na Câmara de Barueri. As duas principais forças da Casa, DEM e PSDB, já elaboram estratégias e avaliam nomes que deverão apoiar na cidade, principalmente para a disputa do cargo de deputado estadual. Na terça-feira, 4/4, a parte de explicações pessoais dos vereadores na sessão do Legislativo praticamente foi dedicada ao tema.
Do lado tucano, comandado pelo prefeito Rubens Furlan, tudo caminha para uma chapa familiar. Bruna Furlan é candidata natural à reeleição para a Câmara dos Deputados e faria dobradinha com o irmão, Rubens Furlan Jr., o Rubinho, em seu primeiro passo na carreira política. Rubinho vem sendo preparado pelo pai para herdar seu patrimônio eleitoral. O vereador Allan Miranda (PSDB) resume a possibilidade de Rubens Jr. ser lançado com a frase “onde há fumaça, há fogo”.
No DEM, as definições estão mais complicadas. O partido deve aliar-se a Bruna na disputa federal, mas pretende ter nome próprio em Barueri para tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Hoje, a legenda conta com o deputado estadual Gil Lancaster, baseado na cidade e com trabalho na região. No entanto, o diretório local tem dado sinais de que não pretende fechar com ele. Há queixas de que Lancaster afastou-se dos quadros políticos de Barueri. O líder do prefeito na câmara, Fabião (PCdoB), é claro ao rejeitar a possibilidade de uma aliança do PDSB com Lancaster. “Falo como quem o apoiou na eleição passada, para ele não trabalho mais”, afirmou. “Depois de eleito, desapareceu.”
Prova do desgaste de Lancaster é que a bancada democrata discute abertamente uma candidatura local sem ele, e hoje o nome que sobressai é o do presidente da Câmara Municipal, Carlinhos do Açougue. Ele tem defendido a tese de que a câmara deve lançar candidato próprio e procura atrair colegas de outros partidos. “Não vamos trabalhar para gente de fora, vamos fazer um grupo forte e o natural é indicar um vereador”, afirma. O DEM não descarta apoiar Bruna Furlan numa dobradinha, desde que o candidato a deputado estadual seja um democrata local.