Ação vai mobilizar escolas públicas do Brasil inteiro para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos
O programa Saúde na Escola vai intensificar a partir do dia 14 e até 25/4, o mutirão que mobiliza escolas públicas do Brasil inteiro para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação.
A meta é alcançar 90% dos estudantes, ou cerca de 30 milhões de aplicações. Para isso, profissionais do SUS treinados para as ações vacinarão as crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar, conforme a faixa etária, com os seguintes imunizantes: vacina contra febre amarela, tríplice viral (que engloba sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica, ACWY e HPV.
Em casos específicos e com a autorização da família, as escolas levarão os estudantes até uma UBS, onde será realizada a checagem das cadernetas de vacinação. Além disso, os pais e responsáveis serão conscientizados sobre a necessidade de atualização das cadernetas.
Outra ação realizada pelo Ministério da Saúde foi o lançamento da caderneta digital de saúde da criança, que é integrada ao aplicativo Meu SUS Digital, cujos dados são lançados em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde. Isso possibilita aos pais e responsáveis que acompanhem o histórico de vacinas, inclusive com alertas para as próximas campanhas e datas de vacinação.
O aplicativo Meu SUS Digital pode ser baixado gratuitamente nas lojas da App Store, no Google Play ou na versão web, no site https://meususdigital.saude.gov.br/login.