Local terá quadras, pista de atletismo e um ginásio para 3 mil lugares e abrigará atividades em várias modalidades esportivas
A prefeitura de Barueri inaugura no domingo, 4/6, o Complexo Esportivo Amaro Lopes Billafon, no Jardim Silveira. O novo centro de esportes, na avenida Washington Luís, reunirá em 18 mil metros quadrados e cinco andares estrutura para aulas de ginástica e artes marciais, duas quadras em pisos diferentes, pista de atletismo e um ginásio poliesportivo com capacidade para três mil pessoas.
No local existiam dois campos de futebol e um ginásio de esportes. Por isso, está prevista a instalação de um campo de futebol e um pequeno estádio com arquibancada coberta quando terminarem as obras do piscinão que vem sendo construído ali. A previsão de entrega é em 2024.
O complexo abrigará atividades esportivas de diversas modalidades priorizando o público jovem, mas com a intenção de alcançar todas as faixas etárias. Um dos principais objetivos do projeto também é dar oportunidade a jovens talentos no esporte. As atividades das escolinhas serão organizadas de forma a não coincidir com os horários escolares dos alunos.
A cerimônia de inauguração começará às 9 horas e será aberta ao público. Durante todo o dia ocorrerão atividades abertas de karatê, judô, handebol e ginástica artística, aulão fitness, jogos de futsal de times do Campeonato Amador e uma partida com estrelas do basquete nacional.
Maurren Maggi, medalha de ouro em 2008 na Olimpíada de Pequim no salta em distância, participará. Ela é embaixadora da Recoma, empresa responsável que construiu as quadras ginásios e a pista de atletismo.
Além de pioneiro no Silveira, Amaro foi vereador e vice-prefeito
Escolhido para batizar o Complexo Esportivo, o gaúcho Amaro Lopes Billafon foi pioneiro no Jardim Silveira, para onde se mudou na década de 1950 para trabalhar justamente na administração do loteamento que então nascia. Tornou-se admirado no bairro, junto com a esposa Izabel, a ponto de o casal ter apadrinhado mais de cem crianças e casais de noivos.
Amaro foi vereador e vice-prefeito. Por anos foi funcionário da Secretaria de Obras, que chegou a comandar mais de uma vez. Tratorista em seus tempos de serviço militar, trabalhou voluntariamente no arruamento do Jardim Tupã, nos anos 1970.
Palmeirense, jogou futebol e futsal durante toda a vida. Morreu em agosto de 2015, aos 90 anos. Sua esposa Izabel, com quem viveu por 58 anos, será homenageada na cerimônia de inauguração do complexo.