Autora de 87 anos tem uma vasta obra de 29 livros que incluem romances, crônicas, poesias e até terror para crianças. E ela não pensa em parar
A escritora barueriense Odila Placência lança mais um livro na noite de sábado, 16/7. Desta vez, trata-se de uma nova edição de Operário das Letras, em que ela reúne poemas de poetas do Brasil todo, muitos deles, de Barueri.
Aos 87 anos, Odila mantém a vitalidade de sempre. Prova disso é justamente esse novo livro, o 29° de sua autoria desde que publicou pela primeira vez, em 1986. “Eu não consigo parar de produzir, já estou pensando no seguinte”, conta, enquanto mostra os manuscritos de sua próxima obra.
A escritora nasceu em Bauru em 1936, mas na certidão de nascimento consta São Manoel. No entanto, ainda bebê veio morar em São Paulo. Em 1964, já casada, mudou-se para a casa no Jardim Belval onde vive até hoje.
Sua carreira literária começou aos 13 anos, quando venceu um prêmio na rádio Record, a mais ouvida da época. “Era um desafio de compor de improviso um poema a partir de três palavras que davam para a gente”, lembra ela. “Fui ovacionada pela plateia.”
Mas a maratona de livros iniciou-se aos 50 anos, após se aposentar. Começou a publicar e não parou mais. Foram romances, livros de crônicas, de poesias e coletâneas de outros autores. Até terror para crianças. Durante a covid, trancada em casa, escreveu Quando o Tempo Parou, um diário da pandemia que descreve a vida dia a dia, de fevereiro de 2020 a março de 2021, quando chegou a vacina..
Hoje, Odila faz parte de grupos de poetas em Portugal e nos Estados Unidos. Seus livros são encontrados na internet ou podem ser comprados diretamente com ela (11-98933-2875).
O lançamento de Operários das Letras será neste sábado, 15/7, a partir das 19 horas, na Biblioteca Eny Cordeiro, que fica na avenida Ricardo Peagno, 78, no Jardim Belval, ao lado do Museu Municipal.