sexta-feira, março 21, 2025
Marketing
HomePolíticaMandato de Furlan é aprovado por 49% dos eleitores, aponta pesquisa

Mandato de Furlan é aprovado por 49% dos eleitores, aponta pesquisa

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Índice é inferior à votação do prefeito em 2016. Estudo conclui que 30,8% não votariam em alguém indicado por ele

Um ano e meio após iniciar seu mandato, o prefeito Rubens Furlan tem aprovação de 49% da população. A conclusão é de pesquisa de opinião realizada na cidade na semana passada pelo Instituto MAS a pedido do Barueri na Rede. De acordo com o levantamento, 13,5% dos baruerienses consideram o atual governo municipal ótimo e 35,5% avaliam como bom. Já a reprovação é de 12,7%, sendo 5,3% de ruim e 7% de péssimo.

aprova

O percentual é bem inferior aos 84% dos votos válidos conquistados por Furlan na eleição de 2016, e também dos 71% do total de votantes da mesma eleição. “Ainda assim, é um índice alto”, explica Marcos Agostinho, diretor do Instituo MAS e responsável pela pesquisa. “Essa queda certamente é resultado de uma expectativa muito grande que foi criada em torno dele e que, ao menos até agora, não se cumpriu.” Essa conclusão é reforçada pelo grande número de pessoas que avaliou a gestão como regular (31,8%).

Furlan tem a seu favor a diferença entre aprovação e reprovação, de 36,3 pontos percentuais. “Isso mostra que, apesar da queda, a rejeição está baixa”, diz Marcos. “Ou seja, entre os 31,8% de regulares, muita gente está esperando um pouco mais para tirar uma conclusão.”

Transferência de votos

A pesquisa também mediu a capacidade de transferência de votos do prefeito. E o resultado é que 23,3% dos eleitores apoiariam sem restrições quem Furlan indicasse. Ao mesmo tempo, 30,8% afirmaram que não votariam de jeito nenhum, índice bem maior do que a reprovação ao governo (12,7%). Isso pode significar que boa parte de quem segue Furlan fielmente ficou insatisfeito com indicações anteriores feitas por ele.

transfer

Além disso, o índice dos que não votariam de forma alguma em alguém indicado pelo prefeito (30,8%) e o de reprovação do desempenho da deputada Bruna Furlan (22%) estão próximos, dentro margem de erro. “Isso permite considerar uma relação entre os números, uma vez que ela é a candidata apoiada pelo pai para as próximas eleições”, diz Agostinho. “Ou seja, quem não vota em alguém indicado por Furlan reprova o desempenho de Bruna.”

Também conta a favor do prefeito o índice de pessoas que talvez votassem num candidato indicado pelo prefeito, de 38% dos entrevistados.

Pesquisa

A pesquisa do Instituto MAS foi encomendada pelo BnR para avaliar como o barueriense está vendo a política neste momento de tensão em todo o país. Foram entrevistadas 400 pessoas distribuídas proporcionalmente por 15 sub-regioes de Barueri, seguindo os critérios utilizados pelos principais institutos de pesquisa para esse tipo de estudo. A margem de erro é de 5% para para mais ou para menos.

Na quarta-feira, 27/6, o BnR publicou os índices de aprovação e rejeição dos dois deputados da cidade, a federal, Bruna Furlan, e o estadual, Gil Lancaster (leia aqui: Pesquisa aponta Bruna e Lancaster mais fracos que em 2014 ). Amanhã, sexta-feira, 29/6, serão publicados os resultados referentes aos vereadores.

Todos os números da pesquisa foram apresentados e analisados numa live do Facebook realizada na noite de terça-feira, 26/6, no escritório da Marcial Monteiro Advogados, no Alphaville. Ela está disponível na rede social do Instituto MAS (http://www.fb.com/maspesquisa) e do BnR.

Quem quiser conhecer todas as conclusões do levantamento deve acessar o site do Instituto MAS no endereço www.institutomas.com.br.

O Instituto MAS foi criado em 1999 e é o principal órgão de medição de opinião da Região Oeste da Grande São Paulo. Já trabalhou para muitas empresas e organizações sociais, além de políticos e gestores públicos de todas as posições. Tem um histórico de grande precisão de acertos em pesquisas eleitorais.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!