Secretaria estadual da Fazenda adotou nova fórmula de pagamento a partir deste ano. IPVA já estava disponibilizado desde outubro
A partir deste ano, o licenciamento antecipado, a transferência de veículos usados e os pagamentos de multas de trânsito do sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado (Sefaz) podem ser pagos por meio de PIX.
Em outubro de 2023, a Sefaz já havia disponibilizado o pagamento do IPVA utilizando o PIX. Na sequência, o Detran-SP implementou a medida que visa desburocratizar e modernizar os serviços públicos.
Para realizar o pagamento através dos serviços disponíveis, é preciso acessar o site da Secretaria (www.pixipva.fazenda.sp.gov.br/pixipva), efetuar o login e selecionar o serviço desejado. Para consultar débitos pendentes é necessário preencher os campos com as informações solicitadas e clicar em “Consultar”, selecionar os débitos e clicar em “Pagar via Pix”. Na sequência, será emitido o QR Code para o pagamento, que tem a validade de 15 minutos.
No ato do pagamento, é indicado verificar se o PIX está direcionado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, CNPJ 46.377.222/0003-90, com conta no Banco do Brasil.
Caso o destinatário do QR Code esteja divergindo desta informação, não é aconselhável concluir o pagamento.
O Detran e a Sefaz alertam que não enviam boletos, e-mails ou mensagens via WhatsApp com QR Code para pagamentos de taxas.