Não haverá desconto para pagamento à vista, mas o contribuinte poderá quitar o valor em até quatro vezes
A prefeitura de Barueri anunciou a emissão dos carnês de IPTU de 2022. A previsão é de que os boletos sejam entregues na segunda quinzena de fevereiro. Para esse ano, a taxa prevê um reajuste de 9,97% e não haverá desconto para o pagamento à vista.
Segundo a Secretaria de Finanças de Barueri, o reajuste é inferior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos 12 meses de 2021, que somou 10,42%. Sobre a forma de pagamento, o valor total poderá ser parcelado em até quatro vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 40,00.
Para quem optar pelo parcelamento, os vencimentos são: primeira parcela em 31/3; segunda em 29/4; terceira dia 31/5 e a quarta parcela dia 30/6. Não há previsão de extensão de novo prazo para quitação do IPTU 2022.
A orientação é para que, quem não receber o carnê até dez dias antes do vencimento da primeira parcela, dirigir-se ao Ganha Tempo (Setor Azul), na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Centro, e solicitar uma Guia para pagamento. Há também a opção de imprimir o imposto no portal da Prefeitura, Emissão de 2ª via de IPTU.
Isenções
As regras para isenção do imposto seguem as determinações da Lei 1.452/2004 e sua alteração: o IPTU é isento para aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio previdenciário pelo amparo social e contribuinte possuidor de um único imóvel em Barueri, utilizado exclusivamente para moradia e que não seja destinado a comércio, locação ou qualquer outra atividade remunerada.