segunda-feira, maio 27, 2024
anuncio
HomeCidadeImunização de crianças contra sarampo está abaixo da meta em Barueri

Imunização de crianças contra sarampo está abaixo da meta em Barueri

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Adesão à vacina é inferior à estabelecida pelo Ministério da Saúde, que considera ideal que pelo menos 95% do público alvo esteja protegido da doença

O número de crianças que foram vacinadas contra o sarampo em Barueri tem preocupado autoridades da saúde do município. Apesar de a procura pela imunização ter aumentando, de 137 doses aplicadas em 2/5 para 4.596 vacinas utilizadas em 12/5, o resultado ainda está muito abaixo do considerado ideal pelo Ministério da Saúde.

Os dados da Secretaria de Saúde de Barueri mostram que no total, apenas 22,24% das crianças da cidade imunizadas, quando a meta é de pelo menos 95% de cobertura vacinal. Mesmo com o Dia D, realizado no fim de abril numa campanha nacional, a adesão dos pais e responsáveis pelos pequenos baerienses é preocupante, já que a vacinação é a única forma de combater a doença, que pode ocorrer em qualquer idade em não vacinados com duas doses acima de um ano ou em quem não teve a doença.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), depois de ter recebido a certificação de país livre do sarampo pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), em 2016, e permanecendo assim até 2017, o Brasil passa a registrar, nos últimos anos, o avanço da doença em todo o território nacional. Dados do Boletim Epidemiológico divulgado em janeiro pelo Ministério da Saúde mostram mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018  – sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos. Este ano, até março, o Ministério da Saúde confirmou 14 infectados, sendo 12 no Amapá e dois em São Paulo, além de 98 casos suspeitos da doença no período.

A imunização contra o Sarampo vai até 3/6 em todas as UBSs de Barueri, de segunda a sexta durante seus horários de funcionamento, com excesão para a UBS Benedito de Oliveira Crudo, no Centro, que, segundo a prefeitura, também atende aos sábados, domingos e feriados das 8 às 17 horas. Estão sendo vacinadas crianças com mais seis meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), assim como os trabalhadores do setor de saúde.

No site da prefeitura há uma página com os locais de atendimento das UBS (clique aqui para consultar), incluindo as que estão em endereços provisórios por conta de reformas nos prédios de origem, com horários de funcionamento. Para quem for se imunizar, é necessário apresentar Cartão SUS e carteira de vacinação, tanto para crianças, profissionais da saúde e quanto aos nascidos a partir de 1960 que precisem atuailizar o esquema vacinal.

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!