Em nota divulgada na tarde dessa terça-feira,7/6, a prefeitura afirma que monitorava a situação e que não há muito o que fazer por agora
A Prefeitura Municipal de Barueri divulgou nota oficial se posicionando sobre o desmoronamento das encostas sobre o túnel do Rodoanel Mário Covas, em cujo topo se localiza a única via de acesso ao Parque Imperial, reclamação antiga dos moradores, e que deixou o bairro praticamente isolado
Na nota, a prefeitura diz que monitorava a situação da via desde o final do ano passado, e que o volume incomum de chuvas nesta época do ano contribuiu para o incidente. Já os moradores ouvidos pelo Barueri na Rede no local afirmaram que procuraram as autoridades para alertar sobre o risco iminente devido às obras, sem que fossem atendidos. Já o secretário de Obras, José Tadeu dos Santos, negou que o deslizamento tivesse essa causa. “O problema não tem relação com a obra do viaduto”, afirmou.
Leia mais: Encosta desmorona e deixa Parque Imperial Isolado
A prefeitura reitera a informação divulgada pelo BnR de que haverá transporte entre o terminal do Parque Imperial e as proximidades do desmoronamento e informa que esse transporte será gratuito. Afirma também que a única providência prática possível no momento será a colocação de lona para evitar que o solo umedeça e cause novos deslizamentos.
Leia a integra da nota:
“A Prefeitura de Barueri monitorava a situação da rua Chico Mendes, no Parque Imperial, desde o final do ano passado, e fez intervenções no local a fim de aliviar a carga do muro de contenção, programando para o período pós-chuva (janeiro a março) um trabalho mais intenso.
Porém, como todos fomos surpreendidos pelo volume incomum de chuvas neste início de junho (volume três vezes maior que a média histórica do mês), aconteceu o deslizamento.
Técnicos da Prefeitura ainda avaliam o local para dar um diagnóstico mais preciso sobre as causas do incidente, e como podem iniciar os trabalhos de recuperação na área. Com chuvas, não há possibilidade de intervenções. Por enquanto, a Prefeitura providencia a colocação de uma lona no trecho do barranco para impedir que a terra se umedeça mais.