Números fazem parte do Censo 2022 e mostram que a cidade é mais evangélica do que a média nacional
Durante a realização do Censo de 2022, de acordo com dados divulgados na sexta-feira, 6/6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46,33% dos baruerienses se declararam católicos, enquanto 32,68% afirmaram ser evangélicos. Os números mostram que a cidade é mais evangélica que a média nacional, já que considerada toda a população brasileira, o Censo chegou a 56,7% de católicos ante 26,9% de evangélicos.
Barueri reflete a tendência do país, que mostra um crescimento constante no número de evangélicos. O Censo encontrou 244 cidades em que eles são em maior número que os católicos e em 58 desse municípios, superam a metade da população, ou seja, são mais numerosos do que todas as demais alternativas. Também foi registrada uma redução no número de espíritas e aumento de candomblecistas e umbandistas.
Em Barueri, o recenseamento concluiu que os espíritas são 1,82%, os seguidores de umbanda e candomblé são 1,25%, adeptos de outras religiosidades chegam a 6,39% e 11,43% não seguem nenhuma religião, dado que supera o índice do Brasil, que é de 9,4%. (veja quadro)