Agentes ambientais encontraram no pátio da emprea espécies florestais e volume de madeira incompatíveis com as informações declaradas aos sistemas de controle
Uma operação do Ibama, realizada em Barueri, resultou em multa e sanções ao responsável técnico e à madeireira representada por ele por irregularidades. Nomeada Metaverso, a ação do Ibama fiscaliza estoques físicos e virtuais de madeira nos principais mercados consumidores de produtos florestais no Brasil com o objetvo de combater o desmatamento na Amazônia.
Na empresa, que não teve o nome e endereço identificados pelo Ibama, os fiscais encontram divergências entre as espécies e volume de madeira declarado, e assinado pelo responsável técnico, e o que havia no pátio da madeireira. Por ter assinado o documento com informações incompatíveis com o estoque físico encontrado pelos agentes, o profissional foi multado em R$ 21 mil e foram coletadas amostras das madeiras para posterior análise laboratorial.
A madeireira também foi multada com parte da madeira apreendida e só poderá retomar as atividades depois que apresentar novo documento, chamado de romaneio, detalhado para que o Ibama realize uma nova inspeção. Os créditos florestais utilizados para encobrir a madeira ilegal serão eliminados do sistema do Ibama, a fim de evitar que novas áreas sejam desmatadas.