quinta-feira, junho 13, 2024
anuncio
HomeCidadeGoverno estadual qualifica Barueri como cidade sustentável

Governo estadual qualifica Barueri como cidade sustentável

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Município ficou em 61º lugar no ranking deste ano, ficando à frente das cidades da região e da também capital

O Programa Município VerdeAzul (PMVA), do governo estadual, qualificou Barueri como cidade sustentável. No ranking deste ano, o município ficou em 61º lugar, entre 542 cidades avaliadas.

O título foi entregue pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo em uma cerimônia em Bauru, no último dia 11/7. De acordo com a gestão estadual, a qualificação é um simulado para a certificação, que ocorre ao fim de cada ciclo anual. Este ano, 164 cidades receberam a qualificação, de um total de 638 inscritas.

Tratamento animal é um dos pilares que Barueri considera como trunfo na subida do ranking/ Fotos: Divulgação

Neste ano, Barueri ficou em 61º lugar, com nota média de 59.75, sendo maior que o ano anterior. Os quesitos mais bem avaliados foram o item Município Sustentável, com nota 7, e o Conselho Ambiental da cidade, com 9,2. Já os que receberam as menores notas foram a Arborização Urbana, com 3,35, e a Gestão de Águas, com 3,65.

Segundo a prefeitura, contribuíram para a alçada da cidade no ranking da sustentabilidade de 2019 as ações de proteção animal, os trabalhos do Conselho Municipal de Meio Ambiente, os cursos de formação ambiental e as coletas seletiva e de entulho.

O Programa Município VerdeAzul

O PMVA (confira a ação aqui) foi lançado em 2007 para estimular e auxiliar as prefeituras a elaborar e executar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Já a certificação teve início em 2008, em que o município tem que cumprir 85 tarefas, nas áreas de Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

No primeiro ano do programa, 2008, Barueri teve nota 37,18. Desde o início da avaliação, a maior nota foi recebida em 2015, com 77,61. No ano passado, a cidade foi avaliada em 59,18, ficando na posição 123. Neste ano, o município subiu no ranking chegando ao 61º lugar, com 59.75.

Com a conquista deste ano, Barueri ficou à frente das cidades da região, sendo que Osasco ocupou a 124ª posição, Santana de Parnaíba a 136ª, Itapevi a 367ª, Carapicuíba a 405ª, Cotia a 489ª e Jandira foi a pior avaliada, em 539ª. Número que também foi mais alto do que a capital São Paulo, em 96ª. A cidade melhor colocada do estado foi Botucatu, seguida de Lençóis Paulista e São Pedro do Turvo, todas no interior paulista.

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!