Tarcísio de Freitas destacou que o novo centro tecnológico, que será o maior do país e um dos principais do mundo, vai impulsionar a economia da região
O governador Tarcísio de Freitas esteve em Barueri na quarta-feira, 14/8, para participar da inauguração da segunda fase das obras do Tamboré, que será o maior campus de data centers da América Latina.
Tarcísio destacou que o novo centro tecnológico vai impulsionar a economia da região com a criação de seis mil empregos na construção civil durante esta fase, além de outros postos de trabalho que surgirão para os profissionais de tecnologia de que o local vai precisar. O investimento do estado nesta etapa é de R$ 6,2 bilhões e atingirá R$ 32 bilhões ao término.
“Vamos precisar de mais equipamentos, de mais data centers e de mão de obra qualificada, com jovens que dominem programação e computação em nuvem, por exemplo”, afirmou o governador. “É por isso que temos um programa de qualificação, o Qualifica SP, que tem parcerias com a iniciativa privada e big techs para formar profissionais que aproveitem essa onda da economia do conhecimento.”
Atualmente, o Qualifica SP, programa do governo paulista, oferece 123 mil vagas em cursos de capacitação, dos quais 21 mil são para jovens em formação da área da tecnologia da informação.
Quando pronto, o Tamboré contará com 17 edifícios de data centers e três subestações com capacidade de 600MW de energia, o que o colocará entre os dez mais importantes do mundo. A Scala, empresa que gerenciará o polo, tem outros seis data centers no estado.
Parabéns ao prefeito de Barueri!
Moradora desse município !