terça-feira, junho 28, 2022
spot_img
HomeCidadeFim de semana tem queimadas pela cidade

Fim de semana tem queimadas pela cidade

por: Redação

Foram observados focos de fogo em todas as regiões de Barueri desde sexta. No domingo, bombeiros atenderam a três ocorrências

Neste fim de semana foram registrados pontos de queimada em praticamente todas as regiões da cidade. Na tarde de domingo, 17/4, o corpo de bombeiros atendeu três ocorrências, duas na região da Estrada dos Altos e uma na Vila Pouso Alegre, entre o Centro Cultural e o Parque da Maturidade.

qouvidor
Fumaça encobre a região da rua do Ouvidor, nos Altos, no mesmo ponto que queimou quinta-feira e levantou nuvem de fumaça vista a quilômetros dali/Fotos: BnR

 

Com a falta de chuvas, que já dura duas semanas, mais as altas temperaturas, a vegetação rasteira seca e facilita o surgimento de focos de incêndio. Segundo o instituto de meteorologia Climatempo, não deve ocorrer nenhuma mudança climática nos próximos dias. Só há previsão de chuva para a tarde de sábado. Até lá, as temperaturas devem variar de 21ºC a 33 ºC.

 

Queimada às margens da Castelo Banco, sábado à tarde

Um dos pontos atingidos pelo fogo na tarde do domingo foi a rua do Ouvidor, uma travessa da Estrada dos Altos. É o mesmo local que queimou na quinta-feira, levantando uma nuvem de fumaça que foi vista a quilômetros de distância. O terreno fica entre um grupo de casas na beira da estrada e um condomínio residencial.

Perto dali, houve outra queimada, na rua Atenas, Jardim Califórnia. Nesse ponto as chamas eram mais intensas e do local subiu um grande e espessa nuvem de fumaça. O local dificultava o acesso dos bombeiros por causa das ruas estreitas com muitos carros estacionados.

Também no domingo à tarde, outra queimada atingiu uma área desabitada entre as ruas Monza e Interlagos, no Parque Santa Luzia. Ali, as chamas atingiram quatro metros de altura e chegaram a poucos metros da rede elétrica do bairro. Os moradores chegaram a usar água para tentar conter o fogo, que só foi debelado pelos bombeiros, que chegaram ao local por volta de 17 horas.

qultima
Condomínio vizinho a área que queimou duas vezes

Na tarde de sábado, outros dois focos de chamas foram registrados. Um, na área militar próxima do Jardim Maria Helena, e outro nas margens da rodovia Castelo Branco, sentido interior, pouco depois do trevo da cidade.

Antes, na noite de sexta-feira, também ao lado da rodovia, praticamente na mesma altura, mas do lado oposto, a mata que cobre as margens da estrada também queimou. Nesse caso, foi necessária a intervenção dos bombeiros, porque a fumaça estava pondo em risco o tráfego na estrada.

O corpo de bombeiros recebeu chamadas durante praticamente todo o fim de semana, mas, antes de dirigir-se a uma queimada, faz uma avaliação de risco. Os critérios para atender são as proporções do fogo e riscos à população, empresas, prédios públicos e rede elétrica, entre outros.

Em nenhum dos incêndios observados desde quinta-feira foram registrados casos de feridos pelas chamas, mas pessoas que moram perto das áreas atingidas relataram ter tido problemas respiratórios.

Queimada da Castelo Branco vista do viaduto do Belval
Labareda próximo à fiação na rua Monza, Pouso Alegre

Segundo a corporação, a partir de agora, com o início da estação das secas, a tendência é de que o número de focos de fogo se multiplique. Por isso, recomenda todo o cuidado das pessoas. Uma simples ponta de cigarro atirada num terreno vazio pode se tornar um incêndio grave.

qcastelo
Bombeiro combate queinada na sexta à noite na Castelo

 

Notícias relacionadas:

Nuvem de fumaça deixa moradores apreensivos 

Vizinhos acham que queimada foi provocada

[sam_ad id=”4″ codes=”true”]

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!