sexta-feira, julho 12, 2024
anuncio
HomeCidadeFeira Noturna recebe campanha de combate à Aids

Feira Noturna recebe campanha de combate à Aids

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Ação será em frente ao Ginásio José Corrêa, onde serão oferecidos testes rápidos e gratuitos para detecção de HIV e sífilis 

Nesta terça-feira, 28/11, quem passar pela Feira Noturna de Barueri, em frente ao Ginásio José Corrêa, poderá participar da campanha Fique Sabendo, de combate à Aids e às doenças sexualmente transmissíveis.

A ação contará com orientações sobre este tipo de infecção, além de oferecer testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis, que serão realizados no local, das 17 às 21h30. Os testes são totalmente sigilosos, não requerem que o paciente esteja em jejum, e o resultado de ambos demora 15 minutos para ficar pronto.

Os serviços serão prestados por funcionários da Secretaria de Saúde municipal, que compõe a equipe do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids/HIV. A campanha incentiva os cidadãos a detectarem as ISTs logo no início da doença, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes e diminua o risco de transmissão.

No caso da sífilis, a doença não tem cura porém tem tratamento, que pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do paciente. Já a Aids dispõe de um coquetel de medicamentos para controlá-la, que é oferecido pela prefeitura no Serviço de Atenção Especializada (SAE), que ministra todos os medicamentos necessários, independente da pessoa morar no município ou não.

Além da ação na Feira Noturna, os testes de HIV e sífilis podem ser realizados gratuitamente nas 15 UBSs da cidade, nos horários de funcionamento padrão. Ou ainda, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de segunda à sexta-feira das 7 às 16 horas, mediante apresentação de documento original com foto (RG), que também realiza testes de hepatite B e C. A rede de saúde municipal distribui, também, preservativos femininos e masculinos de forma gratuita. O CTA fica na Av. Henriqueta Mendes Guerra, 268, Centro.

O teste de HIV é recomendado para quem é sexualmente ativo e pratica a relação sem o uso de preservativo; tem ou teve tuberculose ou algum tipo de hepatite; já teve alguma doença sexualmente transmissível (DST), mesmo que não confirmada; fez uso compartilhado de seringa ou agulha; ou se estiver grávida.

A campanha faz parte do Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro. A data foi instituída mundialmente em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), e no Brasil em 1988 pelo Ministério da Saúde.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!