Grupo de municípios tem mais de 39 mcg/m³ de material particulado fino no ar, que pode provocar doenças cardíacas er respiratólrias, AVCs e até câncer
O estado de São Paulo tem as 12 cidades mais poluídas do país e Barueri está na lista. A conclusão é de estudo divulgado pelos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente.
Essas cidades registram uma média alarmante de 39 mcg/m³ de material particulado fino. A capital registrou 36,5 mcg. A Organização Mundial de Saúde estabelece 5 mcg como limite saudável. Todas as regiões do Brasil registraram índices superiores ao desejado. A média brasileira em 2023 foi de 9,9 mcg e entre os municípios paulistas, de 14,59 mcg.
Considera-se material particulado fino as partículas muito pequenas no ar, menores que 2,5 micrômetros, originadas principalmente de veículos, indústrias e queimadas.
Por serem minúsculas, essas partículas podem ser inaladas profundamente nos pulmões, entrar na corrente sanguínea e causar doenças respiratórias e cardíacas, AVCs e até câncer.n
Na região, além de Barueri aparecem na relação das mais poluídas do Brasil Cajamar, Araçariguama, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus. Completam o grupo de 12 Caieiras, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itupeva, Jundiaí e Várzea Paulista.