Outono e inverno são períodos de expansão da doença e grupos prioritários devem ser imunizados antes, entre eles, crianças, idosos e gestantes
Com a chegada do outono e o esperado aumento no número de casos de gripe, o governo do estado anunciou que vai intensificar a vacinação contra a influenza a partir do dia 7/4. Segundo informação da secretaria estadual de Saúde, os grupos prioritários devem ser imunizados antes, entre eles, as crianças, os idosos e as gestantes.
O outono e o inverno são períodos de sazonalidade da doença, apesar de ela ser transmitida durante o ano todo. Até o mês de março, foram registrados 393 casos de síndrome respiratória aguda grave por influenza em todo o estado. Em 2024, no mesmo período, houve 822 registros. A Secretaria da Saúde considera a intensificação da vacinação uma estratégia eficaz para diminuir o número de casos e as possíveis complicações pela doença.
Na sexta-feira, 21/3, foram recebidas pela secretaria cerca de 1 milhão de doses da vacina pelo Ministério da Saúde. Essas doses serão enviadas ainda durante esta semana aos Grupos de Vigilância Epidemiológica, que distribuirão o imunizante entre os municípios.
A vacinação contra a influenza passou a integrar o calendário nacional de vacinação em 2025, para crianças com idades a partir de 6 meses e até 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com idades a partir de 60 anos e gestantes.