Plano Estadual Integrado foi lançado em abril de 2023 pelo governo paulista para ampliar o suporte e os serviços oferecidos e fortalecer a inclusão e a acessibilidade
O estado de São Paulo atingiu na quinta-feira, 10/4, a marca de 100 mil carteiras de identificação de pessoas com transtorno do espectro autista (CipTEA) emitidas. O Plano Estadual Integrado, lançado em abril de 2023 pelo governo paulista, alcançou o marco como parte do esforço de ampliar o suporte e os serviços oferecidos para fortalecer a inclusão e a acessibilidade.
As carteiras de identificação permitem que a pessoa receba atendimento prioritário em serviços públicos e privados, acesso a filas e atendimentos preferenciais, atenção integral e pronto atendimento.
Também já foram emitidos mais de 65 mil selos de identificação veicular para pessoas no espectro autista no estado. O documento tem o objetivo de proporcionar mais segurança e autonomia no trânsito para pessoas nessas condições. A identificação é concedida pelo portal ciptea.sp.gov.br, e visa conscientizar os motoristas ao estampar o adesivo com a frase “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine”.
Os selos de identificação veicular também podem ser solicitados pessoalmente em uma unidade do Poupatempo, mediante a apresentação um laudo médico que comprove o diagnóstico, além de documentos pessoais do beneficiário e do responsável.
Mais informações sobre o selo de identificação veicular estão disponíveis no site https://ciptea.sp.gov.br.