Ao adquirir produtos pequenos e médios pela internet, consumidor pode mandar entregar no local, retiando o item quando passar pelo terminal
A estação Barra Funda, que integra linhas da ViaMobilidade, CPTM e Metrô, tem desde sábado, 22/4, um conjunto de armários inteligentes onde os consumidores podem retirar produtos pequenos e médios comprados pela internet.
A intenção é permitir que pessoas que morem onde há dificuldade de recebimento por parte de empresas de entrega ou prédios que não mantém porteiros nas recepções possam fazer a retirada de itens adquiridos online. O serviço também pode ser útil para quem tenha facilidade de acessar a estação.
Outra vantagem do sistema, segundo a Boxit, empresa que detém os armários, é eliminar a devolução de itens, que ocorre quando o entregador não encontra ninguém no endereço do destinatário da compra
Pelo sistema, o cliente faz a compra virtual e define como local de entrega a rede de armários, também chamados de lockers. No ato da aquisição, ele recebe um código QR que vai permitir retirar o produto. “É como um CEP alternativo para encomendas adquiridas em ambientes online”, afirma Luiz Libério, chefe do Departamento de Novos Negócios da CPTM.