Agremiações ajustam detalhes para o desfile de domingo. Quem quiser participar, basta comprar um abadá, aprender o samba e cair na folia
As escolas de samba de Barueri aceleram o ritmo nos próximos dias para fazer um grande desfile no domingo de carnaval, 7/2. Todas devem fazer ensaios durante a semana. As diretorias estão definindo as datas, mas algumas já se programaram. A Cadência Paulista e a Mocidade Marihá, por exemplo, ensaiarão na quarta-feira, enquanto a Oba-Oba terá ensaios na quarta e na sexta, todos às 19 horas..
Este ano, mais uma vez, o desfile não será competitivo, as nove agremiações inscritas apenas farão apresentações. Nenhuma escola recebeu qualquer recurso oficial e os desfiles serão bancados exclusivamente pelo que cada uma conseguir arrecadar.
Assim, não haverá alegorias e as fantasias luxuosas serão poucas, bancadas por cada folião. Isso torna mais fácil participar da festa. A maioria das entidades está vendendo abadás a preços baixos para quem quiser desfilar.
Cada escola deverá apresentar enredo e samba-enredo inédito. O desfile será em dia único, no domingo. A festa começa às 11 horas, mas a primeira escola a se apresentar, será a União das Vilas, a partir das 13 horas. O desfile será na avenida Guilherme Perereca Guglielmo, centro, em frente ao Ginásio José Correa.
Ainda há um impasse a resolver entre a Liga Independente das Escolas de Samba de Barueri (Liesb), o Ministério Público e a prefeitura. O MP quer garantias de que haverá segurança para o público. Para definir os últimos detalhes, está marcada uma reunião entre todos na terça-feira, 2/2.
Ações sociais
As escolas têm procurado praticar ações sociais em suas comunidades. A mais recente foi promovida pela Cadência Paulista em parceria com o Instituto Embelleze no sábado, 30/1. Durante todo o dia, os profissionais do instituto atenderam mais de 140 pessoas do bairro e também recolheram doações de cabelo.