Entre terça e quinta-feira desta semana, 1.240 leitores do site opinaram sobre os pré-candidatos de Barueri à Câmara e à Assembleia
Os pré-candidatos Japa (União Brasil), que pretende disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, e Leandro Canaã (Avante), que mira um lugar na Assembleia Legislativa paulista, foram os mais citados na enquete realizada pelo Barueri na Rede sobre a intenção de voto de seus leitores para a eleição de outubro. A votação durou 48 horas, entre a noite de terça-feira, 31/5, e a noite de quinta, 2/6, pela plataforma do Google. Participaram 1.240 pessoas. Em ambos os casos, podem surgir novos nomes antes das convenções, como alguns dos pré-candidatos podem não conseguir uma vaga para disputar.
Na disputa entre os pré-candidatos a deputado federal com base em Barueri, entre aqueles que estavam na lista preparada pelo BnR, o mais citado foi Japa, com 298 votos (24%). Depois aparecem o vereador Robertinho Mendonça (SD), com 152 citações (12,3%) e Reinaldo Monteiro (União Brasil), votado por 134 pessoas (10,8%).
Mari Tavelli (Solidariedade), ocupa a quarta posição, com 88 votos (7,1%), e Profa. Kátia (PT) é a quinta, com 78 votos (6,3%). Andreia Reis (Avante) foi lembrada por 66 pessoas (5,5%). Fecham a lista Jaques Munhoz (PT), 45 votos e 3,56% das intenções, e Milton Monti, 29 votos e 2,3%. Dos votantes, 348 declararam não querer nenhum dos nomes relacionados, o que significa 28,1%.
Entre os que almejam uma vaga como deputado estadual, Leandro Canaã foi o mais lembrado pelo barueriense. Ele recebeu 368 citações, o que representa 29,7%. Em segundo aparece Bruna Furlan (PSDB), com 320 lembranças (25,8%). Rose Soares, do coletivo Pretas, do Psol, alcançou 9,6% com 119 votos. Por fim, Gilmar Lucas (MDB) foi citado 26 vezes, o que corresponde a 2,1%. A disputa para a Assembleia registrou o mais alto índice de reprovação aos candidatos da cidade. Dos 1.240 participantes da enquete, 407 disseram que não pretendem votar em nenhum dos nomes da lista, o que significa 32.8% dos votantes, ou quase um terço do total.
O BnR esclarece que a enquete não tem valor de pesquisa e trata-se exclusivamente de um exercício para medir as intenções de seus leitores. Para realizar a amostragem, não foram seguidos os critérios técnicos exigidos para as pesquisas oficiais e o trabalho não foi registrado na Justiça Eleitoral. Além disso, a lista pode não estar completa e o quadro eleitoral ainda está sujeito a mudanças.
A consulta foi focada nos leitores do portal e restrita a quem tem conta Gmail, portanto, dirige-se a um público específico. Segundo a legislação, esse tipo de amostragem só pode ser divulgado, até 15 de agosto. O Barueri na Rede pretende repetir o trabalho mais duas vezes.