ViaMobilidade acumula queixas de usuários contra o mau funcionamento do sistema de refrigeração das composições
Em meio à onda de calor que atinge a Região Metropolitana de São Paulo, um carro de um trem da Linha 8-Diamante, da ViaMobilidade, apresentou falha no sistema do ar-condicionado na manhã de quarta-feira, 12/2, quando as temperaturas ultrapassaram os 30 graus. Esse tipo de reclamação é recorrente entre os usuários.
Um passageiro registrou uma reclamação no site Reclame Aqui, por volta das 14h23: “É uma vergonha o valor que é pago no trem para não dar treinamento para o maquinista não ligar o ar-condicionado. Você liga na central (…) e nada é feito. Um calor insuportável, as janelas todas fechadas, as pessoas passando mal, o trem com lentidão. Isso é uma vergonha.”.
Na sexta-feira,7/2, outro passageiro registrou reclamação semelhante, na qual mencionava que os trens são superlotados e circulam com o equipamento desligado: “(..) diversos trens estão vindo com ar-condicionado desligado. O trem já é lotado, fechado, e para piorar a situação, vem com a refrigeração desligada para os passageiros passarem mal. O último carro de trem que peguei com o ar-condicionado desligado foi o C531 com destino a Itapevi, no dia 7/2.”
No dia 3/2, outro usuário também registrou sua reclamação no site Reclame Aqui, dizendo “é absurdamente gelado o ar condicionado em dias mais frios, e quando está um calor, aumentam a temperatura do ar (…)”. Nenhuma das reclamações mencionadas foi respondida pela concessionária, que tem nota 2,6 no site e não é recomendada pelos consumidores.
A empresa coleciona reclamações de diferentes teores, entre eles, demora, superlotação e lentidão, entre outros. Nos últimos doze meses, a ViaMobilidade recebeu 554 reclamações, respondeu 98,9% delas e entre as que foram avaliadas, a nota média dada pelos consumidores é 1 numa escala até 10. A empresa resolveu apenas 7,1% das reclamações recebidas, com tempo médio de resposta de 4 a 6 horas, e apenas 10,7% dos consumidores dizem que voltariam a utilizar os serviços da concessionária, caso tivessem escolha.
Nenhuma das reclamações mencionadas foi respondida até o fechamento desta reportagem.