Exposição na Secretaria da Mulher apresenta cinco pares de sapatos vermelhos, simbolizando histórias de mulheres assassinadas
A Secretaria da Mulher de Barueri promove, até o dia 29/8, a exposição gratuita “Elas estavam aqui”, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na própria sede do órgão.
A mostra apresenta cinco pares de sapatos vermelhos, simbolizando e relembrando histórias de repercussão nacional de mulheres assassinadas unicamente por serem mulheres, entre elas Daniela Perez, Eloá Cristina Pimentel, Eliza Samudio, Tatiane Spitzner e Mônica Granuzzo.
Inspirada na obra Zapatos Rojos, da artista mexicana Elina Chauvet, a instalação convida à reflexão sobre as ausências provocadas por essas mortes e os efeitos sociais da violência de gênero.
Os visitantes são confrontados com casos reais que ilustram a gravidade do problema, reforçado por dados do Mapa da Segurança Pública de 2025: no ano anterior, o país registrou 1.459 feminicídios, o que representa uma média de quatro mulheres mortas por dia, o maior índice já documentado.
A Secretaria da Mulher está localizada na Rua Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto.