quarta-feira, junho 19, 2024
anuncio
HomeCidadeDos 36 novos trens que a ViaMobilidade tem de pôr em circulação,...

Dos 36 novos trens que a ViaMobilidade tem de pôr em circulação, um começa a rodar

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Entrega das composições pela fabricante está atrasada e não há prazo para comecem a trafegar

Todos os trens têm de estar circulando até 2024, de acordo com o contrato de concessão em vigor desde o início de 2022

A ViaMobilidade colocou em circulação na quinta-feira, 8/6, o primeiro dos 36 novos trens previstos no contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O cronograma de troca das composições antigas pelas novas está atrasado e não há data definida para a entrada em circulação de mais unidades.

A previsão inicial era de que um primeiro trem começasse a circular em maio e outros sete ainda no primeiro semestre, o que não vai ocorrer. Pode ser comprometido também o prazo de entrada em circulação de todas as 36 composições, prevista para 2024.

De acordo com a ViaMobilidade, o atraso é responsabilidade da Alstom, a fabricante. Segundo a concessionária, o motivo seriam dificuldades causadas pela falta de componentes que estaria afetando os mercados brasileiro e internacional.

A Secretaria de Parcerias e Investimentos do governo estadual, responsável pela gestão das concessões de serviço público, os atrasos vão provocar uma multa ViaMobilidade de R$ 500 mil no mês de junho e, se persistirem, de R$ 1 milhão por mês a partir de julho.

Os novos 36 trens vão substituir as composições em circulação, que serão devolvidas à CPTM. O cronograma previamente acertado previa que as devoluções deveriam ter começado em maio de forma escalonada.

Nova unidade vem sendo testada desde o começo de maio nas linhas 8 e 9
Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!