Serviço de trânsito passa a contar com 175 agentes e novo uniforme. Já a Guarda Municipal trocará armamento
Na manhã desta segunda-feira, 19/2, ocorreu a formatura de novos agentes de trânsito do Demutran, além do anúncio e apresentação dos uniformes que serão adotados a partir de agora. Para a Guarda Civil Municipal, a novidade será a troca de armamento. A cerimônia foi realizada em frente à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, no Jardim dos Camargos.
Com a presença do prefeito Rubens Furlan, da secretária de Segurança Regina Mesquita e da deputada federal Bruna Furlan, o evento contemplou a formação da terceira turma de agentes de trânsito do Demutran, aprovados em concurso de 2016. Os 26 formandos integrarão o serviço de trânsito que passa a ter um efetivo de 175 agentes, com 25 motos e 24 viaturas.
Em seu discurso, a deputada Bruna Furlan fez uma referência ao prefeito de São Paulo, João Doria, devido “a beleza dos novos uniformes” e, elogiando a nova farda do efetivo, sugeriu, em tom de brincadeira, que o pai, o Rubens Furlan, seguisse o exemplo de Doria, e usasse também o novo modelo entregue aos agentes.
Segundo a administração municipal, por meio de nota enviada pela Secom, os agentes receberam três kits dos novos uniformes, que serão distribuídos para todo o efetivo, incluindo os que “trabalham nas diversas modalidades de fiscalização a pé e motorizados (duas e quatro rodas), além dos núcleos administrativos”. A nota também informa que atualmente, “todo efetivo recebeu treinamento e capacitação específica para os assuntos relacionados a defesa pessoal. É disponibilizada tonfa para uso em atribuições operacionais”.
Já a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita disse que Barueri, com a GCM “chegou ao patamar que vocês [GCMs] precisam para garantir segurança com excelência ao nosso município”, numa referência ao atendimento das solicitações feitas pelos guardas.
Sobre o novo armamento da GCM, a prefeitura informou que chegaram 370 pistolas automáticas e 12 espingardas (dez de calibre 12 e duas de calibre 36). “As novas pistolas vêm para somar às já existentes e, principalmente, para substituir nos próximos meses todos os revólveres calibre 38”.
Ainda segundo a nota enviada ao Barueri na Rede, falta parte da tropa concluir o curso de habilitação para uso da pistola, mas todos os guardas portarão pistolas. “As novas espingardas complementam o arsenal deste tipo de arma, que só é utilizado em operações especiais e em patrulhamentos táticos”. Sobre o valor investido nessa ação, a prefeitura não informou o montante gasto.
Além do efetivo do Demutran, o evento contou com a presença em peso de vários GCMs, desde a tropa da Romu, homens da Defesa Civil, guardas que trabalham no patrulhamento habitual até os homens da banda da GCM.