A ave silvestre ficou enroscada e moradores, sensibilizados com a cena, pediram ajuda para salvar o animal
Na manhã dessa quinta-feira, 20/7, moradores do Engenho Novo decidiram acionar o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate de uma coruja que enroscada em uma linha de pipa, ficou presa e pendurada pela asa.
De hábitos noturnos, a ave, conhecida como coruja orelhuda, provavelmente ficou presa entre linhas de pelo menos duas pipas entre a copa de duas árvores dentro da área do ITB.
O resgate foi feito pelos bombeiros que, por volta das oito da manhã, entraram pela rua Rua Guarantan, que faz fundo com o ITB, e conseguiram pegar a coruja que foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Aparentemente a ave ficou presa por muito tempo, já que demonstrava cansaço ao permanecer praticamente imóvel depois algumas tentativas de se soltar.
No Cetas a coruja teve a linha retirada da asa por onde ficou presa, foi constatada apenas uma desordem nas penas de voo da asa por onde ela ficou enroscada. A ausência de ferimentos pode ser atribuída ao fato que de as linhas onde ela ficou enroscada não tinham cerol, caso contrário o animal poderia ter morrido.
A ave dever ser solta ainda hoje, já que, segundo Cetas, com descanso essas penas se realinham e o animal já pode voltar ao seu ambiente natural.