Prefeitura abriu mais um endereço para acolhimento e ampliou vagas na Associação Cáritas. GCM e Defesa Civil estão alertas para emergências
A onda de frio que chegou à região levou a prefeitura de Barueri a criar um atendimento emergencial para atender pessoas em situação de rua. A frente fria que entrou no país na semana passada vem baixando as temperaturas e para os próximos dias são esperadas na região mínimas em torno de 2 graus nas madrugadas.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), mantém parceria com a Associação Caritas, que acolhe a população de rua regularmente o ano todo. Além disso, a Casa de Passagem também recebe essas pessoas.
Na atual situação emergencial, uma das medidas tomadas foi a abertura de mais um espaço para acolhimento, além da ampliação de vagas na Cáritas. Ao mesmo tempo, foi intensificado o trabalho de abordagem social oferecendo acolhida para quem desejar.
Os três locais têm estrutura para receber até 200 pessoas para pernoite. Os acolhidos, além de abrigo, recebem alimentação e acesso a serviços de higiene. A Casa de Passagem e o novo endereço também abrigam animais de estimação dos hóspedes.
A Guarda Municipal e a Defesa Civil participam do trabalho de identificação de emergências e encaminhamento e podem ser acionadas a qualquer momento pelo número 153. Quem presenciar pessoas em situação de vulnerabilidade pode pedir ajuda diretamente com a Cáritas no telefone 4199-0703.