quinta-feira, dezembro 26, 2024
HomeCidadeProfessora Kátia recebe prêmio após 20 anos na rede municipal

Professora Kátia recebe prêmio após 20 anos na rede municipal

por: Redação

GOV SP
Compartilhe esta notícia!

Depois da quarta vez participando do Giz de Ouro, professora da Emef Francisco Zacarioto ficou em primeiro lugar

Por: Caroline Rossetti

A professora Kátia Aparecida Do Nascimento De Araújo foi a vencedora do prêmio Professor Giz de Ouro 2018, na categoria Ensino Fundamental I. Esta foi a quarta vez que ela participou da premiação, mas a primeira em que conquista o posto mais alto.

Kátia está há 5 anos alfabetizando as turmas do 1º do Zacarioto/Foto: Divulgação
Kátia está há 5 anos alfabetizando as turmas de 1º ano do Zacarioto/Foto: Divulgação

Há 20 anos, a mestre em pedagogia, de 40 anos, leciona na rede municipal de Barueri e, desde o início da carreira, trabalha com alunos do 1º ao 5º ano do fundamental. E a gratificação recebida no último dia 29/10, no Centro de Eventos, foi o coroamento de uma dedicação que já vai para oito anos na Emef Francisco Zacarioto, no Jardim Maria Helena.

Em conversa com o Barueri na Rede, a professora Kátia contou como foi receber o primeiro lugar no Giz de Ouro deste ano. “Foi muito gratificante! Amo o que faço, amo alfabetizar e trabalhar com projetos. Ver o meu trabalho reconhecido me motiva ainda mais a continuar”, comentou.

Kátia relembrou que essa foi a quarta vez que participou da premiação. Por duas vezes, ela não ficou entre as finalistas e em 2016 alcançou o terceiro lugar. Agora, o projeto que trouxe o troféu foi intitulado Diversidade: ser diferente em suas semelhanças, um caminho para a alfabetização.

Professora Kátia com a turma do 1º ano e os bonecos do projeto/Fotos: Arquivo pessoal
Professora Kátia com a turma do 1º ano e os bonecos do projeto/Fotos: Arquivo pessoal

As atividades foram desenvolvidas com os alunos do 1º ano de fevereiro a agosto. A professora conta que ideia de abordar o tema partiu de conversas em sala de aula, em que as crianças reconheceram de forma natural que sermos diferentes é o que nos torna especiais.

Assim, o projeto envolveu a apresentação para os alunos de 26 bonecos de tecido com diversas características, como albino, deficiente físico, loiro, anão, magro, careca e autista. A cada dia, a professora mostrava o personagem e contava uma história sobre ele e, a cada semana, um aluno levava o boneco para casa, tirava fotos e comentava com a classe.

A professora conta que o envolvimento dos alunos a surpreendeu a etapa. “Eles levaram todo o aprendizado da sala de aula para casa, amigos e familiares. Todo dia, eles chegavam me contando, perguntavam e ficavam curiosos qual seria o próximo personagem que seria apresentado”.

Simultaneamente, cada criança ia para casa com um caderno, que foi circulando de um para o outro, e fazia um registro sobre os temas levantados. Também foram propostos jogos pedagógicos, apresentações de dança e recital, palestra sobre autismo ministrada pela professora, palestra sobre câncer de mama com a mãe de um aluno que venceu a doença, atividades escritas, entre outras.

Foi realizada uma festa de encerramento do projeto, com a presença dos pais
Foi realizada uma festa de encerramento do projeto, com a presença dos pais

Os alunos ainda tiveram a oportunidade de fazer uma visita a Apae Barueri, no Parque Viana. Na ocasião, pais, professores e a comunidade escolar arrecadou doações para o bazar da instituição.

Ao final da entrevista, a professora Kátia contou como foi voltar para a sala de aula depois de ganhar o Giz de Ouro. Ela comentou que receber o carinho dos alunos, pais, amigos, familiares, colegas de profissão e gestão da escola não tem preço. “Mesmo após alguns dias da premiação, ainda recebo muito carinho e estou muito feliz. Cada gesto de carinho foi fundamental para esta conquista”.

Outro primeiro lugar do Giz de Ouro

A premiação do Professor Giz de Ouro 2018 foi dividida nas categorias Ensino Infantil (Pré 1 e 2), Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

BnR também entrevistou a professora Simone, da Emei Décio Trujillo, do Jardim Silveira, que ficou em primeiro lugar dos projetos de Ensino Infantil (confira reportagem completa aqui).

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

GOV SP

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!