Depois da quarta vez participando do Giz de Ouro, professora da Emef Francisco Zacarioto ficou em primeiro lugar
Por: Caroline Rossetti
A professora Kátia Aparecida Do Nascimento De Araújo foi a vencedora do prêmio Professor Giz de Ouro 2018, na categoria Ensino Fundamental I. Esta foi a quarta vez que ela participou da premiação, mas a primeira em que conquista o posto mais alto.
Há 20 anos, a mestre em pedagogia, de 40 anos, leciona na rede municipal de Barueri e, desde o início da carreira, trabalha com alunos do 1º ao 5º ano do fundamental. E a gratificação recebida no último dia 29/10, no Centro de Eventos, foi o coroamento de uma dedicação que já vai para oito anos na Emef Francisco Zacarioto, no Jardim Maria Helena.
Em conversa com o Barueri na Rede, a professora Kátia contou como foi receber o primeiro lugar no Giz de Ouro deste ano. “Foi muito gratificante! Amo o que faço, amo alfabetizar e trabalhar com projetos. Ver o meu trabalho reconhecido me motiva ainda mais a continuar”, comentou.
Kátia relembrou que essa foi a quarta vez que participou da premiação. Por duas vezes, ela não ficou entre as finalistas e em 2016 alcançou o terceiro lugar. Agora, o projeto que trouxe o troféu foi intitulado Diversidade: ser diferente em suas semelhanças, um caminho para a alfabetização.
As atividades foram desenvolvidas com os alunos do 1º ano de fevereiro a agosto. A professora conta que ideia de abordar o tema partiu de conversas em sala de aula, em que as crianças reconheceram de forma natural que sermos diferentes é o que nos torna especiais.
Assim, o projeto envolveu a apresentação para os alunos de 26 bonecos de tecido com diversas características, como albino, deficiente físico, loiro, anão, magro, careca e autista. A cada dia, a professora mostrava o personagem e contava uma história sobre ele e, a cada semana, um aluno levava o boneco para casa, tirava fotos e comentava com a classe.
A professora conta que o envolvimento dos alunos a surpreendeu a etapa. “Eles levaram todo o aprendizado da sala de aula para casa, amigos e familiares. Todo dia, eles chegavam me contando, perguntavam e ficavam curiosos qual seria o próximo personagem que seria apresentado”.
Simultaneamente, cada criança ia para casa com um caderno, que foi circulando de um para o outro, e fazia um registro sobre os temas levantados. Também foram propostos jogos pedagógicos, apresentações de dança e recital, palestra sobre autismo ministrada pela professora, palestra sobre câncer de mama com a mãe de um aluno que venceu a doença, atividades escritas, entre outras.
Os alunos ainda tiveram a oportunidade de fazer uma visita a Apae Barueri, no Parque Viana. Na ocasião, pais, professores e a comunidade escolar arrecadou doações para o bazar da instituição.
Ao final da entrevista, a professora Kátia contou como foi voltar para a sala de aula depois de ganhar o Giz de Ouro. Ela comentou que receber o carinho dos alunos, pais, amigos, familiares, colegas de profissão e gestão da escola não tem preço. “Mesmo após alguns dias da premiação, ainda recebo muito carinho e estou muito feliz. Cada gesto de carinho foi fundamental para esta conquista”.
Outro primeiro lugar do Giz de Ouro
A premiação do Professor Giz de Ouro 2018 foi dividida nas categorias Ensino Infantil (Pré 1 e 2), Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).
O BnR também entrevistou a professora Simone, da Emei Décio Trujillo, do Jardim Silveira, que ficou em primeiro lugar dos projetos de Ensino Infantil (confira reportagem completa aqui).