quarta-feira, dezembro 4, 2024
HomeCidadeIdosos de Barueri dão show nos jogos da terceira idade

Idosos de Barueri dão show nos jogos da terceira idade

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Atletas do Parque da Maturidade conquistaram o segundo lugar no geral nos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco

Por Thiago Correia

dkddd
Dona Maria e Seu Benedito conquistaram medalhas, ela na natação, ele no atletismo/Foto: Thiago Correia

Barueri conquistou a segunda colocação na classificação geral da segunda edição dos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco (Jatio), disputados no fim de outubro. A delegação barueriense ficou atrás apenas dos anfitriões. Com uma equipe de 80 idosos e comissão técnica, os atletas do Parque da Maturidade trouxeram medalhas em modalidades como o vôlei, tênis de mesa, bocha, dominó, tranca, dança de salão, atletismo e natação.

Com um ouro e uma prata, Maria de Lourdes Barbosa dos Santos, de 65 anos, foi um dos destaques na natação. “É muito emocionante a gente ganhar. Mas assim, sou feliz de todo jeito, ganhando ou não ganhando. O importante é estar ali, naquele momento, participando”, contou a moradora do Jardim Belval ao Barueri na Rede. Ela mora em Barueri há 45 anos.

ddddd
Sempre com um sorriso no rosto, dona Maria afirma que começou a viver após os 60 anos, quando começou a praticar esportes/Foto: Thiago Correia

Falante como uma boa pernambucana e esbanjando um largo sorriso, dona Maria afirma que começou a viver após os 60 anos, quando iniciou a prática de esportes. “Comecei na natação. Não sabia nadar muito bem”, brinca. “Depois joguei vôlei, basquete, coreografia (dança), baralho, dominó e agora estou no teatro. Adoro correr também”, completa.

“Chego de manhã, na segunda-feira, faço natação e completo as atividades até às 15h30. Terça venho pra academia. Aí tem o teatro, coreografia, etc”, conta a aposentada sobre a sua rotina no Parque da Maturidade. Quando perguntada sobre quantas medalhas já conquistou, a aposentada ri e afirma ter mais de 100.

Ela fala também do orgulho que seus três filhos sentem em vê-la ganhando tantas competições. “Eles ficam radiantes e me incentivam. Ficam muito felizes”, revela. Os olhos de dona Maria brilham quando ela lembra que sua neta, de 12 anos, ganhou o campeonato de patinação de velocidade no último domingo.

“Agradeço muito a Deus e sou muito feliz. Eu adoro viver. Adoro participar de tudo”, se alegra e deixa uma mensagem a outros idosos: “Nunca desistir. Tente sempre que a vitória é certa. E nunca falar ‘eu não posso’. A gente pode tudo, é só ter força de vontade e querer viver intensamente”, exalta a atleta.

Ouro no atletismo

Além da dona Maria, quem também foi destaque no Jatio é Benedito Messias dos Santos, de 75 anos. Ele trouxe o ouro no atletismo. Morador do Jardim Flórida desde 1986, Seu Benedito já participou de campeonatos sul-americanos no Peru, Colômbia e Chile. Quando o assunto é o número de medalhas que obteve, ele apenas diz que são muitas, mas não sabe exatamente quantas já conquistou.

dddddd
Seu Benedito pratica esportes desde os 14 anos e de lá pra cá acumulou medalhas e troféus/Foto: Thiago Correia

Mais tímido que dona Maria, o aposentado conta que pratica esportes desde sua adolescência, quando tinha entre 14 e 15 anos. “Comecei no futebol, depois a corrida. Corria com minha irmã e peguei gosto. Nunca parei de praticar esportes”, afirma. Sobre conquistar o Jatio, ele é categórico: “Cada prova é um momento único, mas foi ótimo. Estava confiante porque tenho treinado muito. Fiquei um tempo lesionado, mas nos últimos quatro meses treinei forte e consegui a medalha”.

Ainda sobre a conquista no Jatio, com um semblante de orgulho, Seu Benedito conta que a medalha “dá um incentivo” a continuar no esporte. “Foi uma alegria só. A minha esposa também já quer correr. Todo mundo [família e amigos] me deu os parabéns. O apoio do parque é tudo também”, afirma. Assim como dona Maria, Seu Benedito tem três filhos. Um deles também corre, mas apenas para condicionamento físico.

Ele ainda revela uma novidade: está aprendendo a nadar. “Era o meu sonho”, fala com um enorme sorriso no rosto. “Faz cinco meses que estou fazendo natação aqui [no Parque da Maturidade] e tem me ajudado muito no atletismo. Estou vendo a grande diferença. Consigo render ainda mais na corrida graças à natação”, completa.

Seu Benedito argumenta que os idosos precisam praticar esportes. “Mesmo que não seja campeão, na saúde você está ganhando muito. Porque o esporte não é só você conquistar medalha. Você ganha amigos e saúde”, exalta. “Idoso, você que está no sofazinho assistindo TV, levanta daí. Vem pro Parque da Maturidade praticar esportes. Você vai ser um campeão também na saúde.”, exclama.

Postagens Relacionadas

1 Comentário

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!