segunda-feira, maio 20, 2024
anuncio
HomeCidadePopulação de Barueri ultrapassa 267 mil pessoas, diz IBGE

População de Barueri ultrapassa 267 mil pessoas, diz IBGE

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Estimativas divulgadas nesta quarta-feira, 30/8, mostram que crescimento populacional da cidade ainda é forte

A população de Barueri atingiu 267.534 pessoas de acordo com a estimativa demográfica do Brasil divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 30/8. O número representa um crescimento de 0,98% em relação ao ano passado e de 11,1% diante do Censo de 2010, confirmando que o município ainda cresce consistentemente, pois os indicadores continuam se expandindo acima das médias do Estado e do País (veja tabela).

Na comparação com os vizinhos, Barueri está numa situação mediana. Apesar de ter padrões de crescimento superiores aos estaduais e nacionais, a cidade situa-se numa posição intermediária na região, com 0,98% de expansão no último ano e 11,1% desde 2010. A razão é que a cidade ainda tem uma boa capacidade de oferta de residências e de vagas de trabalho, o que atrai novos moradores.

Na região Oeste da Grande São Paulo, Osasco e Carapicuíba dão sinais de esgotamento do crescimento demográfico, com queda constante dos índices de crescimento, hoje já bem abaixo das taxas do Estado, do país e das cidades vizinhas tanto na comparação anual quanto em relação ao Censo de 2010. Isso se explica em parte pela menor possibilidade que os dois municípios têm de oferecer opções de expansão da oferta de domicílios, uma vez que a malha urbana está praticamente toda preenchida.

No outro extremo, Santana de Parnaíba apresentam os mais altos níveis de expansão da população. E a razão é o grande número de lançamentos imobiliários e de criações de novos bairros os últimos anos, exatamente o contrário do que acontece em Osasco e Carapicuíba.

ibge-b

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!