sexta-feira, agosto 19, 2022
HomeCidadePolícia Federal deflagra operação de lavagem de dinheiro em Barueri

Polícia Federal deflagra operação de lavagem de dinheiro em Barueri

por: Redação

A operação que investiga fraudes de uma empresa de limpeza urbana também cumpre mandados em mais quatro cidades do estado, além de municípios em Brasília, Goiás e Santa Catarina

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 4/2, a operação Chorume, que se trata da 7ª fase da operação Descarte. A polícia investiga fraudes do Consórcio Soma, empresa de limpeza em seu serviço cumprido na cidade de São Paulo.

De acordo com a PF, a empresa de limpeza urbana teria fornecido matéria-prima com notas fiscais frias de fornecedores fantasmas. Os agentes cumprem ao todo 21 mandados de busca e apreensão em escritórios e residências de pessoas que estejam ligadas a organização criminosa.

No estado de São Paulo, os mandados acontecem nos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Francisco Morato, Santos e São José do Rio Preto. A polícia também investiga pessoas em Brasília (DF), Cidade Ocidental (GO) e Itajaí (SC).

Até o momento, a polícia já identificou um escritório de advocacia em São Paulo que emitia as notas e entregava o dinheiro para a empresa, além de três pessoas responsáveis pela entrega do dinheiro ao escritório. Na 7ª fase da operação, o objetivo é descobrir quem fornecia o dinheiro em espécie e confirmar se houve tentativa de obstruir, em 2017, fiscalizações da Receita Federal em Brasília, em relação a um pagamento de R$ 3 milhões.

As pessoas identificadas indicavam as contas bancárias de empresas fictícias para as quais deveriam ser realizadas as transferências, e em seguida, devolviam o dinheiro em espécie, com a cobrança de uma taxa de 2 a 3% da quantia por esse serviço.

A empresa de limpeza está sendo investigada por lavagem de dinheiro, sonegação tributária, evasão de divisas, crimes de violação de sigilo, organização criminosa e embaraço à investigação de crime que envolva organização.

 

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!