quarta-feira, julho 24, 2024
anuncio
HomeCidadeMoradores criam petição contra exclusividade do ITB da Aldeia da Serra

Moradores criam petição contra exclusividade do ITB da Aldeia da Serra

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Nova unidade da Fieb será inaugurada em 2019 e é destinada apenas aos moradores do condomínio

Moradores da cidade criaram uma petição online contra a exclusividade de vagas do ITB da Aldeia da Serra para moradores do condomínio. O documento alega “ato imoral e totalmente contra o interesse público” a abertura das vagas do ensino médio na nova unidade destinadas apenas a residentes no bairro.

O requerimento argumenta que o “dinheiro público deveria ser investido prioritariamente nas regiões mais carentes” e que destinar as vagas da EEFMT do Bairro da Aldeia da Serra, unidade que será inaugurada no ano que vem, a um público de classe média é “ilógico e imoral”.

O documento fala da desistência de algumas famílias em pleitear vagas para os filhos nas unidades já existentes por dificuldades financeiras com transporte e sugere coerência em investir em escolas em bairros próximos e “menos privilegiados” da cidade. E, de acordo com o texto, se há necessidade da escola pública na Aldeia da Serra, “esta deveria estar em pé de igualdade com aquelas que são disponibilizadas para todo o resto da população”.

A petição ainda afirma que é um “ato discriminatório e inconstitucional” a restrição de acesso às vagas, pois “segrega os moradores da região dos demais munícipes contribuintes”, configurando “favorecimento e privilégio de um grupo e o impedimento de direitos de outros”.

A petição surgiu após a divulgação do edital 05 do vestibulinho 2019 da Fieb. No item três, que estabelece os critérios para o preenchimento das vagas do ensino fundamental e médio, consta que a totalidade das vagas oferecidas EEFMT do Bairro da Aldeia da Serra será para “moradores do Bairro Aldeia da Serra que comprovem inequivocamente, no momento da matrícula, serem residentes no referido bairro”.

O item contempla ainda os residenciais Morada dos Pássaros, Morada das Estrelas, Morada dos Lagos, Morada das Flores e Morada dos Pinheiros. E determina que “não havendo a comprovação da residência no bairro, o candidato não fará jus à matrícula”. Por fim, o edital estabelece que “atendido este critério e restando vagas, as mesmas serão destinadas aos moradores de Barueri dos demais bairros”.

Barueri na Rede procurou a assessoria da Fieb, que em nota afirmou que a unidade da Aldeia da Serra “será destinada aos moradores daquela região pelo fato de que este bairro era um dos únicos da cidade que não possuía escola pública de Ensino Médio”. No início da tarde de quinta-feira, 25/10, a petição, disponível no site Change (veja aqui),  tinha mais de 200 assinaturas. Na manhã da sexta, já havia mais de 1.000 adesões.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!