Escola foi premiada por provas de 2016 e 2017. Na última conquista, foi a única da Grande São Paulo a receber o prêmio
O ITB Brasílio Flores de Azevedo foi um dos destaques da cerimônia de premiação da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no penúltimo domingo, 19/8, em São Bernardo do Campo, referente à versão de 2017 da disputa.
Não é a primeira vez que a escola do Jardim Belval é premiada nas olimpíadas de matemática. Em 2016, ao receber o prêmio e entrar para a lista de classificadas, ela havia sido a única da sub-região Oeste, ou seja, na área de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Já em 2017, o instituto foi além e tornou-se a única de toda a Região Metropolitana de São Paulo.
A coordenadora de matemática do instituto técnico, Claudia Pereira, conta como foi receber o prêmio. ”Estive na cerimônia que premiou nossa escola pela olimpíada do ano de 2017. A comunidade escolar ITB Brasílio Flores de Azevedo está muito orgulhosa desta conquista e eu me senti muito orgulhosa por fazer parte do projeto”, conta a professora.
As provas da última OBMEP disputada foram realizadas em dois períodos: o primeiro em junho de 2017, em que os conhecimentos dos alunos foram testados por meio de teste objetivo, e o segundo em setembro do mesmo ano, numa prova dissertativa. Na primeira fase de prova objetiva, todos os alunos da escola participaram da OBMEP. Para a segunda, 5% dos alunos que tiveram um melhor desempenho na primeira fase, foram selecionados para a etapa com provas dissertativas. O resultado final da OBMEP 2017, que deu o troféu ao ITB, se deu pelos resultados alcançados pelos alunos na segunda fase de provas, e foi divulgado no fim do ano passado.