quarta-feira, junho 19, 2024
anuncio
HomeCidadeHemocentros precisam de doações

Hemocentros precisam de doações

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Estoque está crítico para quatro tipos de sangue. Em Barueri, posto de coleta fica no HMB

A Fundação Pró-Sangue, que fornece sangue, hemocomponentes e serviços hemoterápicos para cerca de 100 instituições públicas paulistas, está com o estoque baixo. Em Barueri, o posto de doação fica dentro do HMB.

A última atualização do estoque, de 17/3 às 15 horas, estava com quatro tipos sanguíneos em situação crítica, sendo eles O+, O-, A- e B-. O tipo B+ estava em alerta. Já A+, AB+ e AB- estão estáveis.

A fundação afirma que em fevereiro houve uma forte queda nas doações causada, provavelmente, pelo feriado de carnaval.

Medidas em tempos de coronavírus

Foi reforçado que a doação de sangue continua sendo segura e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos. Para evitar aglomerações e diminuir o tempo de permanência dos doadores nas unidades, a Pró-Sangue ampliou o atendimento com agendamento individual. A medida segue a orientação do Governo do Estado de São Paulo e o procedimento pode ser agendado pelo site (aqui).

Além disso, as salas de espera dos postos passaram por uma remodelação, para aumentar a distância entre os voluntários. A fundação também está disponibilizando álcool em gel para o público durante o processo de doação.

Quem pode doar

Para doar sangue deve-se estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original e com foto recente. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar e, após a recuperação, deve-se uma semana.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem teve contato com caso confirmado ou suspeito de coronavírus não podem doar por 30 dias, contados após o último contato com a pessoa. Candidatos diagnosticados com a Covid-19 ficam impedidas de doar por 90 dias, a partir da recuperação completa. Confira os critérios atualizados (aqui).

Onde doar

Barueri tem um hemocentro, ligado à Fundação Pró-Sangue, dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), localizado na rua Ângela Mirella, 354 – Vila Dom José/Boa Vista. O horário de atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Na região, também há um posto de coleta no Hospital Regional de Osasco, na rua Ari Barroso, 355, Presidente Altino, Osasco. Confira os demais endereços no site da Pró-Sangue (aqui).

 

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!