Movimento marca ato para sexta-feira, 23/3, em frente à prefeitura a partir das 15 horas
Diante da confirmação da demolição do Teatro Municipal de Barueri pela prefeitura na semana passada (veja aqui), está sendo organizada uma mobilização contra a decisão. Moradores contrários à derrubada do TMB reúnem adeptos por meio de uma convocação divulgada numa rede social, o Levante Cultural Contra a Demolição do TMB.

Os organizadores chamam a população para a passeata que terá concentração em frente ao prédio da prefeitura, às 15 horas, e de lá seguirá em direção ao TMB, onde tem término previsto para às 18 horas.
Na descrição do ato, que atualmente está com mais de 400 pessoas interessadas em participar, é recomendado para os músicos, DJs, artistas e munícipes irem para a manifestação com faixas e cartazes de protesto. Na chegada ao TMB, prevista para às 17 horas, os microfones estarão à disposição para apresentações de artistas locais.
Segundo a organizadora do levante, Samantha Rebelles, artista e moradora de Barueri há 27 anos, a manifestação contra a demolição do TMB acontecerá de forma pacífica. A organizadora ainda pontuou que a atual gestão municipal está deixando a desejar com relação ao apoio ao artista local.
“Não é beleza que queremos e sim reconhecimento, queremos cultura, saúde e educação. A cidade tem que começar a investir nos artistas da própria casa “, desabafa Samantha. “O incentivo municipal tem sido apenas para artistas de fora de Barueri, e o dinheiro que será gasto com a demolição deveria ser revertido para promover pessoas do município.”
Desde o ano passado, quando assumiu a prefeitura de Barueri, a atual gestão estuda a demolição de teatro (saiba mais). O projeto é derrubar toda a construção e o ginásio de esportes Sérgio Honda, que fica ao lado, para levantar no local um complexo cultural totalmente novo. A justificativa é de que o TMB tem se tornado “pequeno e apertado” para as atrações que tem recebido de 2017 para cá.