terça-feira, agosto 16, 2022
HomeCidadeEm semana do Dia Mundial da Amamentação, HMB pede doações de leite...

Em semana do Dia Mundial da Amamentação, HMB pede doações de leite humano

por: Redação

Capacidade total do Hospital Municipal é de 200 litros de leite, mas só há 100 litros no estoque

No último sábado, 19/5, foi comemorado o Dia Mundial de Aleitamento Materno. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou dados que mostram aumento no número de doações de leite humano no estado. Porém, em Barueri a situação é diferente. A cidade tem capacidade para receber até 200 litros de leite, mas no estoque há apenas 100 litros.

De acordo com o balanço do estado, de 2016 para 2017 houve crescimento de 10,5% no número de doadoras e de 8,9% de captação de litros de leite coletados. O balanço foi divulgado com o objetivo de incentivar doações que, segundo a pesquisa, tendem a cair de 10 a 30% durante o inverno e as férias escolares.

O leite humano é o alimento mais completo e fundamental para a saúde do bebê, garantindo proteção contra infecções e alergias. Em Barueri, as doações são captadas pelo Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran, que atualmente tem um estoque de leite com apenas metade da capacidade total de armazenamento. Dos 200 litros que é possível receber e armazenar no local, há apenas 100 litros no estoque.

Para quem quiser doar, basta comparecer no HMB para fazer o cadastro e o exame de sangue, que tem como finalidade atestar a saúde da mãe. Depois, a doadora poderá retirar o leite em casa, armazenar em vidro esterilizado, de acordo com as orientações recebidas nessa primeira visita, e a coleta será feita duas vezes por semana por um veículo oferecido pelo Hospital. Há também a possibilidade de retirar o leite no próprio banco do HMB, que tem capacidade para receber até seis doadoras ao mesmo tempo.

Diante de qualquer dúvida, o banco de leite do HMB tem uma equipe disponível para responder questões relacionadas à doação e para orientar em todas as etapas, desde a retirada do leite até o armazenamento adequado.

O banco de leite do HMB fica no 6º andar do prédio. Para contato, é disponibilizado o telefone (11) 2575 3269.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!