terça-feira, abril 16, 2024
anuncio
HomeCidadeCenso 2022: População de Barueri cresce quase cinco vezes a média nacional

Censo 2022: População de Barueri cresce quase cinco vezes a média nacional

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Enquanto número de brasileiros cresceu 8,9% desde 2010, em Barueri o salto foi de 42,31%, e hoje o município tem 342 mil habitantes

A população de Barueri aumentou o equivalente a cinco vezes o crescimento populacional do Brasil nos últimos 12 anos, de acordo com levantamento prévio do Censo 2022, que vem sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Desde o recenseamento anterior, feito em 2010, até agora, o número de brasileiros aumentou 8,9%, de 190 milhões para 207 milhões. Já os baruerienses, que eram 240 mil na contagem anterior, agora são 342 mil, uma alta de 42,31, o que significa quase 102 mil moradores a mais.

Os números ainda não são definitivos e só devem ser conhecidos em março. Mas como o IBGE tinha que apresentar o resultado antes do fim de 2022, o instituto usou os dados parciais e estimou a população final de acordo com o que havia sido contado em cada município. Em média, já foram coletados mais de 90% dos dados, por isso a previsão é de que não surjam muitas alterações até o fim da contagem.

Os 8,9% registrados no crescimento da população nacional representam o menor número desde o Censo de 1970, o primeiro em que a taxa de crescimento foi menor do que a medição anterior. Desde então, o índice de aumento da população cai sem parar, estando abaixo de 1% nos últimos anos.

Portanto, o aumento populacional de Barueri está na contramão da tendência nacional e mesmo do estado e da capital de São Paulo. O crescimento pode ser observado na multiplicação de novos empreendimentos habitacionais, sejam edifícios, sejam novos bairros de casas.

Mesmo na comparação com os municípios da Grande São Paulo, Barueri se destaca. Na região, apenas Santana de Parnaíba teve avanço superior, com 50,11%. Carapicuíba, por exemplo, foi quem menos cresceu, com 9,91%.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!