sexta-feira, junho 24, 2022
spot_img
HomeCarnavalBelval conta uma história de amor pelo próprio bairro

Belval conta uma história de amor pelo próprio bairro

por: Redação

Presente no carnaval desde 1980, Unidos do Belval vai enaltecer seu próprio berço, um dos bairros mais antigos de Barueri

belval2016
Comissão de frente do Belval abrindo o desfile de 2016: escola é um dos orgulhos do bairro/Fotos: BnR

A Unidos do Jardim Belval vai contar uma história de amor na avenida este ano. Uma história de amor pelo próprio bairro. Toda comunidade tem orgulho de seu lugar, mas dizem que no Belval é diferente, que quem é dali, é para sempre, esteja onde estiver. É esse sentimento que a escola vai mostrar no carnaval.

miltinho
Miltinho comanda 14 times do Grêmio e a escola de samba

A própria agremiação é um dos orgulhos da vila. Afinal, ela é a única que desfilou em todos os carnavais de Barueri desde 1980, quando os desfiles começaram. Nunca foi campeã, mas ninguém se importa. O que vale é botar o samba na rua, samba que desde o antigo campo da Capitólio até o fundão do Itaquiti é escutado há uns 60 anos, quando a maioria dos bairros da cidade nem existia.

Com sempre, nunca é fácil para a Unidos. Que o diga o presidente Hamilton Ezequiel, o Miltinho. Ele fala das dificuldades que está enfrentando com a falta de recursos. “Nos outros anos, tivemos mais apoio, agora está difícil”, conta ele. “Mas o Belval vai estar lá, sempre esteve, não é uma dificuldade que vai tirar a gente do carnaval.”

Miltinho é fanático pelo Jardim Belval, bairro onde nasceu há 48 anos. Desde menino, jogou em praticamente todos os times da vila e hoje comanda o Grêmio, clube que teve nada menos que 14 equipes inscritas nos campeonatos municipais em 2016. Chegou a cinco semifinais e levantou o título invicto na categoria infanto do futsal.

belvalmspb
Rita, Alexandre, e o pavilhão que desfila desde 1980

O presidente também frequentou a Unidos do Belval desde o começo. Por isso, quando o carnaval voltou, em 2015, não se conformou quando soube que a escola não existia mais, pois seu CNPJ havia sido transferido para um ONG, também extinta. Ele não se entregou. Foi atrás, encontrou cada diretor da tal ONG para assinar uma ata que devolvia a escola para sua função original, e hoje se orgulha de ter toda a papelada da agremiação em dia. “Teve gente que desistiu, mas eu não podia deixar a Unidos do Belval morrer”, afirma ele. “Ela faz parte da história do bairro. Gastei tempo e dinheiro do bolso mas não sosseguei enquanto não recebi todos os documentos.”

A Belval este ano vai para a avenida com cerca de 200 componentes e 30 ritmistas. Uma parceria com a paulistana Império Lapeano que vai permitir que boa parte da escola desfile fantasiada. O ponto forte vai ser a bateria, diz Miltinho. “Estamos conseguindo trazer os antigos ritmistas, que têm aquela pegada já conhecida. Vai dar uma boa mistura com a rapaziada mais jovem.” É assim que o samba mantém na vila uma tradição que vem de meados do século passado.

Unidos do Jardim Belval Desfila segunda-feira, 27/2, às 19 horas

Ensaios: quintas (diante da Arena Barueri) e domingos (praça Teotonio Vilela, ao lado da EE Prof. José Wilson Padinha), ambos no Jardim Belval, sempre a partir da 19 horas.

Presidente: Hamilton Ezequiel, Miltinho
Diretor de bateria: Mestre Douglas
Intérpretes: Cléber e Lúcio
Porta-bandeira: Rita
Mestre-sala: Alexandre

Enredo: Belval, uma linda história de amor
Autor do samba-enredo: Cleber DantasRaiou o sol

Vai despertar um lindo tempo,
uma paixão, um sentimento
São grandes campos para lavorar
E assim, o sonho do barão se transformou
Numa fazenda que a fartura abençoou
E o progresso encontrou o seu valor

(2x)
Da máquina a vapor, ferrovia a ecoar
Arquitetura inglesa
Seu acervo admirar
Belval, meu amor minha paixão
É moradia do meu coração

Seu progresso é retratado em harmonia
Tem estádio e um belo calçadão
Onde a arte, a fé e a poesia
Trazem liberdade para a superação
Tem seus fãs de futebol e alegria
É cultura, é carnaval, vem festejar
Na passarela do samba, Belval, minha escola a brilhar

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!