Ismar Pereira classificou-se para as duas grandes competições de musculação que serão disputadas no próximo sábado e no fim de junho
Após mais de 20 anos dedicados ao fisiculturismo, o barueriense Ismar Pereira está muito perto de tentar suas maiores conquistas. Entre o próximo sábado, 28/5, e o fim de junho, ele poderá tornar-se campeão brasileiro e sul-americano de sua modalidade.
Os títulos seriam a coroação de uma carreira de conquistas, mas também de obstáculos que nunca impediram o atleta, hoje com 48 anos, de continuar sonhando e perseverando.
Praticar esportes é uma rotina na vida de Ismar desde a infância. Como quase todo garoto, começou pelo futebol, nas escolinhas de esportes de Barueri. Por causa de seu porte físico, foi estimulado a investir no atletismo.
Não conseguiu participar de grandes competições porque teve que servir ao Exército, onde ficou por oito aos e saiu como terceiro sargento. Por sua ligação com a prática esportiva, foi designado para realizar os Testes de Aptidão Física (TAF) do 39BIL, em Quitaúna. Nesta época, aproveitou para iniciar a prática da musculação.
Aos 24 anos obteve seu primeiro triunfo, um terceiro lugar no campeonato paulista de estreantes. Também começou a se destacar na academia onde treinava, passando a ser referência para os outros alunos.
Quando engatou um série de campeonatos importantes com bons resultados, teve a primeira barreira: precisou interromper os treinamentos em razão de uma nova atividade profissional. Foram seis anos afastado das disputas, até que em 2017, aos 43 anos, voltou ao campeonato paulista, obtendo o quatro lugar. No ano seguinte, já tocava a SmithFit, academia que mantém no Jardim Belval. Também formou-se em educação física e atualmente cursa faculdade de nutrição.
Os dois últimos anos foram intensos. Em 2021, foi vice-campeão paulista na sua categoria. No mês passado, terminou em terceiro no Mr. São Paulo, o que lhe garantiu uma vaga no campeonato sul-americano, que será disputado no próximo sábado, em São Paulo.
Também em abril, conseguiu três títulos de campeão paulista nas categorias Master+45, Master+40 e Classic Fisic+35 anos, disputando até com atletas mais jovens. Também obteve o Troféu de Overall, de melhor físico na categoria master. Esse título o classificou para competir no campeonato brasileiro, que ocorrerá em 26/6.