Cidade foi convidada a participar por causa do projeto Dia de Ler Todo Dia, da secretaria municipal de Cultura, que em setembro terá sua terceira edição
Barueri vai participar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada entre 26 de agosto e 4 de setembro no Anhembi. A cidade foi convidada a participar do maior evento literário da América Latina por causa do projeto Dia de Ler Todo Dia, criado pela secretaria municipal de Cultura e Turismo que terá em 20 de setembro sua terceira edição.
A Bienal do Livro, que este ano chega a sua 24ª edição, terá quase 300 expositores e um público estimado de mais de 700 mil pessoas. No estande de Barueri, além de se inscrever para o Dia de Ler Todo Dia, os visitantes poderão conhecer o Poemômetro e participar do Manifesto pela Leitura.
[sam_ad id=”12″ codes=”true”]
O poemômetro é um aparelho de alta tecnologia desenvolvido para registrar graficamente as emoções de quem ouve um poema. Duas poemologistas atenderão os interessados e darão os diagnósticos e prescreverão as receitas adequadas a cada caso. “Elas farão a devida prescrição, em receituário próprio, dos remédios contra os males provocados pela falta de leitura como a ignorância, a miséria e a violência, entre outros”, explica João Palma, secretário de Cultura de Barueri.
Em lugar de adrenalina, o equipamento faz uma composição de versos escritos por poetas como Padre Vieira, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Drummond e Shakespeare, entre outros. As emoções vão desenhando um gráfico na tela do computador que o poemologista analisa antes de prescrever os remédios necessários. A orientação pode ser ler mais poesia ou livros de ficção, romance ou biografias, por exemplo.
O Manifesto pela Leitura é uma iniciativa que pretende atrair contribuições dos visitantes e expositores do evento para estimular e possibilitar o aceso à leitura para a população.
Dia de Ler vira evento internacional
O projeto Dia de Ler Todo Dia foi criado pela secretaria de Cultura de Barueri e teve duas edições no ano passado. A primeira, em abril, teve alcance local, mas a segunda, em outubro, se espalhou pelo Brasil e foi abraçada por 427 cidades. A que será realizada em 20 de setembro vai ultrapassar as fronteiras do Brasil.
O princípio é simples. No dia marcado, quem quiser participar tem que dedicar algum momento à leitura. É só ler um trecho de um livro ou contar uma história em voz alta, sozinho ou em grupo. Depois, basta enviar à secretaria de Cultura fotos ou vídeos da atividade. Na edição de outubro passado, mais de 1,3 milhão de pessoas participaram.
Informações e inscrições: www.diadelertododia.com/