Campanha será realizada em três momentos, com postos especiais de coleta para quem quiser participar
A campanha nacional Junho Vermelho, criada em 2013 com a intenção de incentivar a doação de sangue e também celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, terá adesão especial de Barueri na sua quarta edição.
Nos dias 12, 23 e 24 de junho, além do posto de coleta fixo do Hospital Municipal de Barueri (HMB) – que funciona por meio da Fundação Pró-Sangue –, serão montados postos especiais de coleta em diferentes locais da cidade.
Essas ações fazem parte de um mutirão organizado para incentivar os baruerienses a participar ‘dando o sangue’ em prol dos bancos que atendem vítimas de acidentes e pacientes que precisam de transfusão de sangue.
Silvia Cristina Ierich, moradora da Aldeia da Serra, é doadora frequente. A iniciativa, segundo ela, veio após saber da necessidade para a tipagem sanguínea dela. “Vi uma reportagem anos atrás, que meu sangue, o A-, sempre falta no estoque, então pensei em ajudar’. Segundo Silvia, isso foi há 15 anos. Engajada na causa, ela vai além de doar o próprio sangue. “Meu irmão tem o mais raro, o O-. Faço ele doar também!”, conta.
Doar sangue pode ajudar no tratamento de pacientes que sofrem de câncer, distúrbios hemorrágicos, anemia crônica associada ao câncer, anemia falciforme e outras anormalidades sanguíneas hereditárias.
Datas e locais para doação
Em Barueri serão três dias – 12, 23 e 24 de junho – para quem quiser aderir ao mutirão. No dia 12/6, segunda-feira, a coleta será feita das 8 às 16 horas, num posto montado na quadra poliesportiva da Secretaria da Mulher, que fica na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto.
Já no dia 23/6, entre 9 e 17 horas, e no dia 24/6, das 9 às 15 horas – quinta e sexta-feira, respectivamente –, serão promovidos o Dia de Doar, com estrutura especial montada para a coleta das bolsas no Centro de Eventos, na av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, na Vila Porto.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente. Doadores de 16 a 17 anos só podem aderir com a autorização por escrito dos pais ou responsável legal.
Também é preciso estar atento ao intervalo entre doações. Mulheres devem esperar 90 dias entre um procedimento e outro; já os homens têm que aguardar 60 dias.
Para quem quiser ser um doador habitual, o telefone do Banco de Sangue do HMB é o 2575-3375. Em São Paulo a entidade responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de bolsas de sangue é a Fundação Pró-Sangue, que mantém postos fixos para doações durante o ano todo.