De acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), Barueri está na 88ª colocação entre os municípios brasileiros
Apesar de ser um dos municípios mais ricos do Brasil, Barueri deve muito à sua população em termos de qualidade de vida. De acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), medido por um conjunto de instituições brasileiras e internacionais de pesquisa que se baseia em dados oficiais de 2023 e 2024, a cidade ficou na 88ª colocação no país, com nota 67,95, em que o máximo é 100.
O IPS mede as condiçõesm de vida da população a partir da análise de 53 indicadores divididos em três grandes áreas: necessidades humanas básicas; fundamentos do bem-estar; e oportunidades.
No caso de Barueri, o pior desempenho é justamente no quesito oportunidades, em que obteve nota 48,44. E no conjunto dos itens que formam o IPS, foi reprovada em cobertura vacinal, mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis e inclusão social, em que obteve desempenho 31,9. Entre os pontos em que a cidade foi bem avaliada estão fornecimento de água e esgoto, ensino fundamental e áreas verdes.
Uma confirmação de que se trata de um município de grande desigualdade é o bom desempenho dos estudantes que conseguem chegar à faculdade, verificado no índice positivo de empregados com ensino superior e também na nota média no Enem.
O desempenho de Barueri mostra que nem sempre uma boa renda é garantia de prosperidade. O índice revela que muitas vezes a riqueza não volta para a população na forma de qualidade de vida. A cidade é uma das 15 mais ricas do país e uma das cinco do estado, mas o IPS conclui que o mero crescimento da economia não combate a desigualdade e a exclusão nem se traduz em progresso social.
Uma vergonha para todos os Baruerienses, uma cidade que arrecada mais de 5 bilhões de reais que mais se parece uma grande favela, se compararmos com a cidade de Bauru que tem uma população bem maior e é cerca de 10 vezes maior territorialmente, e que arrecada cerca de 25% de Barueri e se compararmos somos o lixo e Bauru é o luxo, pois lá tudo funciona, enfim, é um tapa na cara do povão, pois ai fica a clássica pergunta : o que fazem com essa grana toda de Barueri? Mas enquanto a população não dar um basta nesse tumor que há décadas manda na cidade, as perspectivas nunca serão as melhores!! com a palavra o povo!!!
Vc não precisa ir longe, vai até a cidade de Itu. Uma cidade limpa e policiamento em toda a cidade…