sábado, julho 13, 2024
anuncio
HomeCidadeApesar de rica, Barueri não fica entre as cidades com melhor qualidade...

Apesar de rica, Barueri não fica entre as cidades com melhor qualidade de vida

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

De acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), Barueri está na 88ª colocação entre os municípios brasileiros

Apesar de ser um dos municípios mais ricos do Brasil, Barueri deve muito à sua população em termos de qualidade de vida. De acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), medido por um conjunto de instituições brasileiras e internacionais de pesquisa que se baseia em dados oficiais de 2023 e 2024, a cidade ficou na 88ª colocação no país, com nota 67,95, em que o máximo é 100.

O IPS mede as condiçõesm de vida da população a partir da análise de 53 indicadores divididos em três grandes áreas: necessidades humanas básicas; fundamentos do bem-estar; e oportunidades.

No caso de Barueri, o pior desempenho é justamente no quesito oportunidades, em que obteve nota 48,44. E no conjunto dos itens que formam o IPS, foi reprovada em cobertura vacinal, mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis e inclusão social, em que obteve desempenho 31,9. Entre os pontos em que a cidade foi bem avaliada estão fornecimento de água e esgoto, ensino fundamental e áreas verdes.

Uma confirmação de que se trata de um município de grande desigualdade é o bom desempenho dos estudantes que conseguem chegar à faculdade, verificado no índice positivo de empregados com ensino superior e também na nota média no Enem.

O desempenho de Barueri mostra que nem sempre uma boa renda é garantia de prosperidade. O índice revela que muitas vezes a riqueza não volta para a população na forma de qualidade de vida.  A cidade é uma das 15 mais ricas do país e uma das cinco do estado, mas o IPS conclui que o mero crescimento da economia não combate a desigualdade e a exclusão nem se traduz em progresso social.

Postagens Relacionadas

2 Comentários

  1. Uma vergonha para todos os Baruerienses, uma cidade que arrecada mais de 5 bilhões de reais que mais se parece uma grande favela, se compararmos com a cidade de Bauru que tem uma população bem maior e é cerca de 10 vezes maior territorialmente, e que arrecada cerca de 25% de Barueri e se compararmos somos o lixo e Bauru é o luxo, pois lá tudo funciona, enfim, é um tapa na cara do povão, pois ai fica a clássica pergunta : o que fazem com essa grana toda de Barueri? Mas enquanto a população não dar um basta nesse tumor que há décadas manda na cidade, as perspectivas nunca serão as melhores!! com a palavra o povo!!!

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!