Numa disputa apertada, a nova presidente superou José Almir por apenas seis votos
Numa disputa acirrada, Ana Luiza de Castro venceu nesta quinta-feira, 29/11, a eleição da subseção Barueri da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e será a primeira mulher a comandar a entidade na cidade. Ana, que disputou pela chapa 3, superou José Almir, que presidiu a OAB local por três mandatos e era o candidato da chapa 2, por apenas seis votos: 421 a 415. Em terceiro lugar ficou o grupo comandado por João Fernando Cortez, candidato da situação, que foi votado por 342 advogados.
Ana Luiz integra o “Movimento dos Amarelos”, criado para opor-se ao modelo de condução da atual direção estadual. Ela também faz parte da atual diretoria da OAB Barueri, no cargo de secretária geral, mas rompeu por considerar que a gestão afastou a entidade da classe.
E foi justamente esse ponto que ela realçou ao falar ao BnR logo após a proclamação do resultado da eleição. “A principal missão da nova diretoria é reunificar e fortalecer a advocacia em Barueri”, afirmou. Ao se referir ao resultado apertado, disse que já está convocando todos os advogados da cidade para debater em quais pontos a entidade é deficiente.
Sobre o fato de ser a primeira mulher a presidir a OAB local, ela entende que isso é uma responsabilidade a mais, mas considera que também é um estímulo. “Eu me sinto muito honrada por representar as mulheres da nossa subseção e vou lutar por merecer ter recebido esse privilégio.”