Ao menos três vídeos, com flagrantes da ação dos bandidos, têm circulado pelas redes sociais. Apesar dos registros, apenas um caso foi denunciado à polícia
Um roubo, realizado na terça-feira, 20/9, na rua Bororós, Vila São Silvestre, desencadeou uma série de afirmações sobre uma onda de crimes em diversos bairros em Barueri. Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que uma dupla, numa motocicleta vermelha, aborda a vítima na rua e comete um assalto (clique para ver o vídeo). O crime aconteceu às 6h40.
Após esse episódio ser compartilhado nas redes sociais, uma séria de relatos sobre outros crimes recentes começaram a aparecer e a grande maioria era atribuída à mesma dupla que assaltou a jovem na Vila São Silvestre. Um segundo vídeo mostra um homem, vestindo um moletom branco, entrando numa farmácia, aproximando-se do balcão onde estava uma atendente e cometento o assalto (assista ao vídeo clicando aqui). O crime, que aconteceu no Engenho Novo no dia 12/9, mas veiculado nessa semana, gerou diversas afirmações de que outros assaltos em “lojinhas e na padaria” também teriam ocorrido.
Em contato com a farmácia que foi alvo da ação do bandido, o BnR confirmou o crime, mas não que tenha sido a dupla da moto. “Foi tudo muito rápido. Ele entrou, mostrou a arma na cintura e anunciou o assalto. Pegou o dinheiro e foi embora”, contou a vítima que aparece no vídeo. Ela chegou a sair para a rua, mas não conseguiu identificar para onde o bandido tinha ido. “Não vi se ele estava acompanhado. Não tem como afirmar que estava de moto”, declarou. As vítimas não procuraram a polícia para prestar queixa e não fizeram boletim de ocorrência.
Relatos não confirmados e pânico
Após a divulgação desses dois crimes em diversas páginas de redes sociais, o Barueri na Rede – que também recebeu vídeos, áudios e mensagens dando conta de roubos de motos, carros, assaltos a pessoas e estabelecimentos comerciais em bairros como Engenho Novo e Parque Santana, todos atribuídos à um dupla numa moto também vermelha – iniciou a apuração dos casos.
Paralelamente à investigação feita diante de cada relato, áudio, fotos, vídeos e afirmações recebidos, foram enviados questionamentos sobre registros dos crimes recentes apontados em comentários e postagens de páginas nas redes sociais para a prefeitura de Barueri e à Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.
Apesar das ‘garantias’ de que diversas farmácias foram vítimas, o BnR só conseguiu confirmar o caso citado após entrar em contato com diversos estabelecimentos no Engenho Novo. Um terceiro vídeo, onde dois homens são filmados ao abordar uma moça num ponto de ônibus (veja o vídeo), flagrou a ação no Parque Santana no dia 13/9, mas não foi possível confirmar se trata-se da mesma dupla que abordou a vítima na Vila São Silvestre.
Um jornal de Cajamar identificou o local como sendo o bairro Suru, em Santana de Parnaíba, que fica a 31 km de Barueri. Apesar da semelhança entre as cores das motos usadas pelos assaltantes, é possível perceber que tratam-se de modelos diferentes, dado o formato do farol entre os veículos usados nos dois crimes.
Sobre as indagações feitas pelo BnR, a SSP/SP confirmou o registro do caso ocorrido na Vila São Silvestre, a mesma informação dada por fontes ligadas à Delegacia Central de Barueri. Já a prefeitura não enviou qualquer resposta. Sobre os demais crimes, a Secretaria de Segurança de São Paulo ressaltou a importância de que as pessoas registrem boletim de ocorrência para que a polícia possa atuar nos locais onde os criminosos atuam. “A equipe está focada nas diligências nas áreas apresentadas e busca por câmeras de segurança que possam contribuir com as investigações deste crime e de outras possíveis ocorrências”, diz a nota enviada ao Barueri na Rede.
Já entre as pessoas que afirmaram conhecer vítimas que foram assaltadas, tiveram bens roubados ou que garantiram que diversas lojas e uma padaria teriam sido alvo dos criminosos da moto vermelha, ninguém retornou aos contatos do BnR confirmando os casos e relatos.