Diretor da empresa afirma que a concessionária precisou enfrentar muitos problemas nos dois primeiros anos no controle das linhas, o que explicaria os frequentes problemas
A ViaMobilidade promete que a vida dos passageiros vai começar a melhorar em breve. O diretor da empresa para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, André Costa, disse em entrevista à revista Exame que a concessionária precisou enfrentar muitos problemas nos dois primeiros anos no controle das linhas, o que explicaria os frequentes problemas.
Ele se refere a trens velhos, linhas em situação precária, tecnologia de segurança e sinalização ultrapassada, entre outros pontos. Segundo o diretor, essas questões estão praticamente resolvidas, o que permitirá oferecer um serviço de maior qualidade.
Uma das novidades, segundo ele, será o wi-fi gratuito em todas as estações. “Queremos transformar as estações em espaços de conveniência, onde o passageiro tenha acesso a informações úteis enquanto aguarda o próximo trem”, explica.
Ele também cita o desejo de atingir o intervalo de três minutos entre um trem e outro, como ocorre no metrô. “Nosso sistema de sinalização está sendo revitalizado, mas ainda não permite alcançar o intervalo de três minutos”, explica.
André fala também do aumento do número de passageiros nas linhas. De acordo com ele, no ano passado eram transportados 780 mil passageiros por dia útil. Este ano, o número subiu para 820 mil, com picos de até 850 mil pessoas. “Nossa operação foi dimensionada para transportar até um milhão de passageiros diários”, explica.